receita de pão de batata-doce roxa
Crédito: Freepik
em

Aprenda a fazer 2 receitas de pão de batata-doce roxa

Tem receita funcional, sem farinha de trigo, e outra que leva trigo e farinha de alfarroba

Comer pão caseiro quentinho é sempre uma delícia. Mas, fica ainda mais gostoso quando ele tem um visual diferente, ainda mais apetitoso. Aliás, essa também é uma boa estratégia para os pais que não conseguem fazer os filhos comerem. Alimento bonito abre o apetite. Se gosta da ideia, aprenda a fazer essas receitas de pão de batata-doce roxa.

1. Pão de batata-doce roxa funcional

pão de batata-doce roxa
Crédito: UOL

Essa receita, compartilhada do UOL, é de pãezinhos funcionais que não levam farinha de trigo.

Ingredientes

Batatas-doces roxas médias: 2 unidades;
Goma de tapioca ou polvilho azedo: 2 xícaras;
Sementes de chia: 2 colheres (sopa);
Sal: 1 colher (café);
Azeite: 8 colheres (sopa);
Orégano seco: 1 colher (sopa);
Água: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Descasque as batatas e corte em rodelas grossas, coloque em uma panela, cubra-as com água e leve para cozinhar até ficarem macias.
  2. Descarte a água e junte as batatas a todos os outros ingredientes para bater no processador até ficar uma pasta uniforme.
  3. Caso misture na mão, amasse antes a batata com um garfo até ficar em consistência de purê e misture os ingredientes até que tudo esteja bem incorporado.
  4. Enrole em bolinhas do tamanho que desejar, coloque em uma assadeira com pelo menos dois centímetros de distância entre elas.
  5. Leve ao forno preaquecido a 180 graus, com cuidado para não assar demais (os pãezinhos ficam duros se passam do ponto).

2. Pão de batata-doce roxa com trigo e alfarroba

pão de batata-doce roxa com alfarroba
Crédito: Cozinha de Sentidos

Essa receita, compartilhada do Cozinha de Sentidos, leva trigo, mas também leva o diferencial da farinha de alfarroba para experimentar um ingrediente diferente.

Ingredientes

Farinha de trigo: 400 gramas;
Água morna: 300 ml;
Batata-doce roxa assada: 150 gramas;
Farinha de alfarroba: 3 colheres (sopa);
Sal fino: 1 colher (chá);
Fermento seco de padeiro: 7 gramas.

Modo de preparo

  1. Comece por assar a batata-doce no forno. Levará 30 minutos no forno a 180 graus, dependendo do tamanho das batatas.
  2. Numa tigela pequena, junte o fermento com 100 ml de água morna e cerca de 1 colher de sopa de farinha. Misture bem, e deixe repousar 10 minutos. Este processo vai ativar o fermento.
  3. Numa tigela maior, junte as farinhas, o sal e a restante água morna (200 ml) com temperatura de uns 40 graus.
  4. Junte também a batata-doce assada já amassada e sem a casca, e amasse tudo, adicionando gradualmente os restantes 100 ml de água com o fermento.
  5. Deve amassar a massa, até que ela ganhe elasticidade. Faça no mínimo por 10 minutos, ou 20 que seria o ideal, caso consiga. Enfarinhe a bancada para fazer isso.
  6. Cubra o fundo de uma tigela com farinha, dê um formato redondo à massa, e deixe que a massa repouse na tigela, num local ameno durante 2 horas, ou até que duplique de volume. Quando a massa tiver aumentado, preaqueça o forno a 220 graus.
  7. Com cuidado, transfira a massa com a parte de baixo para cima, para uma panela de ferro fundido (ou de cerâmica ou inox), com o seu fundo coberto com papel vegetal. Faça um corte em cima do pão com o desenho de uma cruz, tampe a panela e leve o pão a assar numa fase inicial de 30 minutos.
  8. Retire a tampa após esse período, e deixe que cozinhe outros 15  20 minutos, para que o pão ganhe cor e fique crocante.
  9. Retire do forno e deixe esfriar para servir.

Veja também: como fazer pão com gergelim

espaço extra na geladeira

5 Dicas de como criar espaço extra na geladeira

Nova pesquisa indica que o Alzheimer pode começar no intestino

Nova pesquisa indica que o Alzheimer pode começar no intestino