pao amanhecido
Créditos: Pxhere
em

Como deixar novo pão amanhecido?

Muita calma nessa hora! Antes de jogar o pão velho fora, confira essas dicas de como recuperá-lo e deixá-lo como novo.

Apesar de haver uma variedade enorme de receitas de pratos e sobremesas que reaproveitam o pão amanhecido, o pão favorito de qualquer pessoa para os cafés da manhã é o pão fresquinho, macio e crocante, recém-saído do forno. Como não gostar?

Para recuperar o pão adormecido basta conhecer algumas dicas muito práticas, e você nunca mais precisará comer um pão borrachudo. Conheça algumas técnicas que vão lhe ajudar a deixar o pão como novo!

4 Formas de deixar pão amanhecido como novo

pao amanhecido novo
Créditos: Wikipedia

Essas 4 formas de deixar o pão como novo são mais simples do que parecem:

Armazenamento

O contato constante com o ambiente faz com que os pães envelheçam com mais rapidez, pois a umidade da massa evapora com facilidade. Dessa forma o pão fica duro e seco, ficando com aspecto de pão amanhecido depressa.

Por esse motivo, o armazenamento adequado é um fator importante para que o pão fique macio por mais tempo e a solução é muito simples. Guarde os pães dentro de um saco plástico bem amarrado para que evitar o contato com o ambiente externo. Muito simples, certo?

Um truque preguiçoso é armazenar o pão dentro do micro-ondas até o momento que você queira consumi-lo novamente, pois o ambiente já é vedado e assim você não precisa utilizar sacos plásticos ou outros recipientes para armazená-lo.

Aquecimento

Se você pulou a etapa do armazenamento, já se passaram muitos dias, a melhor opção para recuperar o pão amanhecido é aquecendo-o. Ao aquecer, o pão amanhecido passa a ter uma textura macia por dentro e crocante por fora, deixando-o também quentinho como novo.

Para isso, você pode colocá-lo no forno médio (entre 100ºC e 150ºC) por alguns minutos até que fique na textura desejada. Se você tiver uma sanduicheira ou uma torradeira, pode utilizá-los para aquecer também.

O micro-ondas pode ser o salvador do seu café da manhã nesse caso também, porém o pão ficará macio por pouco tempo e não terá crocância, e sim uma consistência um pouco borrachuda. Em todos os casos citados, consuma rapidamente, pois logo o pão adormecido volta a endurecer já que o aquecimento faz com que os pães percam ainda mais umidade.

Água

Umidade é, nada mais, nada menos, do que água. Se a casca do pão adormecido já estiver muito dura, você pode pingar algumas gotinhas antes de levar os pães para serem aquecidos. Mas tenha cuidado com a quantidade de água, são apenas algumas gotinhas para ajudar a recuperar a umidade perdida.

Papel-alumínio

Se você perceber que o pão ainda pode ser recuperado apenas com o aquecimento, e quiser evitar o acréscimo de água, você pode envolver o pão amanhecido em um pouco de papel-alumínio e levá-lo ao forno. Dessa forma o pão perderá menos umidade durante o aquecimento e fica macio por mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
receita brigadeiro de cenoura

Receita de brigadeiro de cenoura: passo a passo

urina com cheiro forte

O que pode ser urina com cheiro forte? Veja 6 causas principais