Menu

Padre norte-americano virou meme por benzer pessoas com pistola d’água

A ideia era alegrar as crianças no culto de Páscoa, mas o padre conseguiu mais do que isso

Crédito: Facebook St. Ambrose Parish

Publicidade

Para respeitar o distanciamento social, o padre Tim Pelc, da Paróquia de Detroit, no estado de Michigan (EUA), teve uma ideia um tanto quanto inesperada. Para que pudesse benzer os fiéis sem chegar perto deles, o padre resolveu encher uma pistola d’água com água benta e esguichar de longe nas pessoas. O resultado? Ele virou meme, é claro.

O momento em que o padre estava abençoando as pessoas com a pistola d’água foi registrado pelo paroquiano Larry Peplin, e as fotos foram publicadas no Facebook da paróquia de St. Ambrose, em abril. A partir de então as fotos percorrem a internet e até geraram uma batalha de memes pelas redes sociais.

Embora não seja uma pessoa ativa na internet, o padre Pelc, que tem 70 anos e está na paróquia de Detroit há 30, disse ao BuzzFeed News que se orgulha por ter uma “mente muito maluca e uma boa aceitação da congregação”.

Na entrevista que concedeu, o padre contou que a sua ideia inicial era de fazer algo diferente para as crianças da paróquia. “Eles estavam prestes a ter uma Páscoa diferente de seu passado, então pensei, o que ainda podemos fazer que observaria todos os protocolos de distanciamento social?”

Publicidade

Então, o padre iria abençoar de longe as cestas de Páscoa e os fiéis. Para ter certeza de que estaria fazendo algo correto, até consultou um amigo médico, que disse ‘”isso não é apenas seguro, é divertido’ e ele veio com seus filhos”, afirmou Pelc. “Ele me forneceu todo o material de proteção pessoal que eu precisava. O sol estava lá fora, tivemos uma boa participação. Era uma maneira de continuar um costume antigo, e as pessoas pareciam gostar.”

Padre Pelc diz ter ficado surpreso com o alcance das fotos, mas que gostou do resultado, pois foi muito positivo.

“Foi grande na Ucrânia, e os alemães são engraçados, o que levou a uma sub-discussão sobre os tipos de pistolas de água”, acrescentou. “Houve até dois hits no Vaticano, o que me preocupou, mas ainda não ouvi nada”.

Christine Busque, que gerencia a página da igreja no Facebook e postou as fotos originais, também falou sobre a resposta positiva das fotos nas redes e os elogios feitos ao padre por conta da sua criatividade.

Publicidade

“As pessoas queriam ter um lado positivo das coisas que estão acontecendo no mundo agora. Eles viram isso e acho que viram que ele se importava com seus paroquianos o suficiente para querer manter suas tradições vivas, mas trabalhar dentro das diretrizes do CDC de segurança.”

O padre acredita que essa é uma forma de chamar a atenção das pessoas pela luta contra o coronavírus, principalmente por ser algo divertido, que ajuda a tirar um pouco do peso desse momento que o mundo está vivendo.

“Não sou contra. Toda essa ideia de combater o mal é boa”, disse o padre. “Quando Jesus morre, ele não fica deitado por aí sem fazer nada, ele desce ao inferno e chuta as portas, ele realmente luta contra o mal. Todos nós queremos acreditar que o diabo não é a força mais poderosa da terra e nem é COVID-19 .”

Publicidade

Ainda que o culto do Sábado Santo tenha sido um pouco irônico, o padre Pelc disse estar feliz em ver as pessoas levando a pandemia a sério.

“Os detroiters estão levando o bloqueio muito a sério. Michigan tem um rosto público de muitas pessoas com seus rifles de assalto protestando, mas aqui no sudeste de Michigan, esse não é o humor que estou tendo”.

Em breve a paróquia terá permissão para reabrir e os cultos presenciais poderão recomeçar. O padre disse que já tentou chamar os fiéis, mas a resposta foi negativa, no sentido de que as pessoas acham que ainda não é o momento para isso.

Publicidade

Ele compreende o medo e respeita que o culto presencial espere mais um pouco. Enquanto isso, realiza cultos on-line transmitidos pelo Facebook da paróquia.

Atualmente, o estado de Michigan tem o 4º maior número de mortes por covid-19 nos Estados Unidos, com mais de 4.800 mortes e mais de 50.000 casos.

Em homenagem às vítimas, o padre Pelc e a paróquia de St. Ambrose têm colocado fitas azuis amarradas em volta das árvores na propriedade da igreja.

Publicidade

“Quando o bloqueio começou, amarramos uma fita azul em uma de nossas árvores e, na primeira semana, tínhamos seis fitas, depois 60 e 675, agora são quase cinco mil. Cada um desses pedaços de fita representa alguém que era amado e tinha uma família, traz lágrimas aos seus olhos.”

E quanto a estar famoso, padre Pelc está se acostumando com a ideia. “Estou um pouco relutante, se não tivesse uma máscara nessas fotos, provavelmente não ficaria tão feliz. Mas estou perfeitamente feliz sendo o vingador mascarado aqui.”

Veja também: Covid-19 pode se manisfetar com sintomas estomacais em crianças

Publicidade
Sair da versão mobile