quem tem osteoporose pode fazer exercício
Crédito: Freepik
em

Quem tem osteoporose pode praticar exercícios?

A vida não para quando você descobre que tem osteoporose. Pelo contrário, precisa continuar em movimento para prevenir outras doenças

Pessoas que foram afetadas pela osteoporose sabem que seus ossos são mais frágeis. O que acontece nessa doença é a perda da massa óssea, ou seja, os ossos vão ficando menos densos e mais suscetíveis a fraturas. Mas será que por causa disso fica impossível praticar atividades físicas?

Osteoporose e atividade física

A atividade física deve ser mantida ou iniciada mesmo quando um paciente está com osteoporose. Mas cada caso é um caso. Antes de começar qualquer tipo de exercício é muito importante conversar com o médico para saber quais são os exercícios mais adequados.

Isso porque o tipo de exercício vai depender do estado de saúde geral do paciente e do grau em que está a sua osteoporose. Quanto mais avançado, menos impactante deve ser o exercício.

Mas, de modo geral, a atividade física se mostra importante para a manutenção da saúde, evitando o sedentarismo, que causa ainda mais doenças. Quem pratica exercícios tem mais força muscular, mais equilíbrio, uma postura melhor, menos dores e mais disposição para as atividades do dia a dia.

Melhores exercícios para quem tem osteoporose

Como já mencionado, é o medico quem deve recomendar os exercícios adequados, de acordo com o caso de cada paciente. Mas, para ter uma ideia, entre as melhores opções estão a musculação, a caminhada e a dança, que ajudam a retardar a perda de minerais nos ossos, reduzindo o risco de fraturas.

Esta última opção pode causar bastante impacto, dependendo do tipo de dança que escolher. Então, é preciso ter esse cuidado na hora de optar por um estilo de dança para praticar. Se a doença estiver em um estágio mais avançado, deve evitar estilo que exijam correr ou saltar.

Além da musculação, da caminhada e da dança, outras opções legais de exercícios estão em atividades rotineiras, como subir escadas e fazer jardinagem. E além dessas opções, também são muito bons os exercícios na água, que fortalecem os músculos sem causar impacto, como natação e hidroginástica.

Se quiser mais opções, pode conversar com o médico sobre praticar ciclismo, ioga e pilates, que também são menos impactantes, além de serem ótimos para trabalhar a boa postura e manter o corpo bem alongado e forte.

Exercícios menos recomendados para osteoporose

Na lista dos exercícios que geralmente devem ser evitados por quem tem osteoporose estão:

  • Exercícios de alto impacto: aqueles que envolvem saltos, como aeróbica, ou mesmo a corrida.
  • Exercícios de flexão e torção: golfe, tênis, boliche, abdominais e outros que possam causar compressão na coluna, aumentando o risco de fraturas.

Mais uma vez, vale ressaltar que esses exercícios não são proibidos. Apenas são os menos recomendados, dependendo do nível de osteoporose do paciente.

Veja também: benefícios do suco de couve para osteoporose

Escola na Espanha ensina meninos a passar roupa e cozinhar

Escola na Espanha ensina meninos a passar roupa e cozinhar

criança morre eletrocutada

Criança morre eletrocutada por celular que estava carregando