Menu

O que é osteocondrite? Conheça os sintomas e tratamentos

Essa é uma doença rara que ainda não tem uma causa definitiva

Crédito: Freepik

Publicidade

Osteocondrite é como se chama uma inflamação nos ossos e cartilagens em diferentes partes do corpo. Como resultado, o paciente sente dor e tem seus movimentos limitados. Essa doença ocorre com mais frequência no joelho e no cotovelo, e acontece devido a uma falta de suprimento de sangue nesses locais, gerando uma lesão interna.

Ainda não se conhece uma causa definitiva para a osteocondrite, mas é uma doença rara que afeta cerca de 20 a cada 100 mil pessoas. Uma de suas variantes é a osteocondrite dissecante que ocorre em crianças e adolescentes. Veja quais são os sintomas e tratamentos.

Sintomas de osteocondrite

O principal sintoma da osteocondrite é a dor que o paciente sente nas articulações inflamadas e, com isso, a dificuldade em fazer os movimentos normais.

Além disso, o inchaço e a vermelhidão na pele são evidentes, pois ocorre um acúmulo de líquido no local como resposta ao processo inflamatório.

Publicidade

Em alguns casos pode ocorrer uma protuberância do osso afetado devido a uma separação de osso e cartilagem.

Como é o tratamento?

Ao perceber esses sintomas, o paciente deve se consultar com um médico ortopedista que vai avaliar a região afetada, perguntar sobre o histórico de saúde do paciente, seus hábitos de vida e pedir exames.

O tratamento vai depender da idade e peso do paciente, do grau da lesão e do nível dos sintomas. De modo geral, consiste em controle da intensidade das atividades físicas, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e, se necessário, uso de muletas e imobilizadores.

Se for um caso de alta complexidade, pode ser necessário fazer cirurgia para remover a cartilagem que está solta.

Publicidade
Sair da versão mobile