organizar documentos
Crédito: Freepik
em

3 Dicas básicas para organizar papéis e documentos em casa

A organização é feita por etapas: selecionar e separar, armazenar e encontrar o local adequado para guardar

Manter a ordem da papelada em casa é a melhor forma de não perder documentos importantes. Mas, para isso, é bom ter a ajuda de organizadores de papéis e documentos, e ter um local para armazenar esses organizadores. Então, veja a seguir dicas de como e onde organizar papéis, evitando a bagunça.

1. Faça a seleção e a separação

Para começar a organizar os papéis, é essencial tirar um tempo para ver todos eles, selecionar e separar por tipo. Vá juntando dos papéis e documentos que tiver pela casa, coloque-os todos em um só lugar, seja no chão da sala ou na mesa da cozinha.

Em seguida, comece a verificar todos eles, separando o que já é velho e pode ir para o lixo, e aqueles que precisam ficar guardados.

Depois, quando já tiver apenas os que vão ficar guardados, é hora de separar por tipos: contas, documentos do carro, da casa, coisas relacionadas à saúde, contas, vá criando as categorias em pilhas separadas.

2. Hora de armazenar

A parte mais demorada já passou, que é a eliminação de papéis inúteis e a separação por tipos de documentos e papéis úteis. Com isso feito, a bagunça já terá ido embora. Mas, para manter a ordem, é preciso colocar cada coisa no seu lugar. Então, veja algumas sugestões de organizadores de documentos para comprar ou fazer artesanalmente com caixas que tiver em casa.

Pastas com separadores para cada documento

Caixa organizadora

Organizador de mesa com separadores

Organizador de mesa pequeno

Caixa tipo arquivo

Organizador de parede

Pasta com zíper

Caixas baixas

3. Encontrando um local adequado

Cada tipo de arquivo serve melhor para ser guardado em um local específico. Como viu nas opções acima, alguns modelos são úteis se ficarem em cima da sua mesa de trabalho no seu home office. Outros, podem ficar na parede do escritório, do quarto ou da sala, dependendo do que for guardar neles.

Já os fechados são ideais para armazenar em armários, pois são aqueles que você precisa só de vez em quando. Então, tudo o que precisa fazer é encontrar esses espaços na sua casa, considerando a frequência com que irá usar os documentos.

É importante que sejam guardados sempre no mesmo lugar para que você não se esqueça de onde colocou e acabe perdendo documentos outra vez.

Dica: Nas caixas fechadas, que vão ficar dentro de armários, coloque alguns saquinhos de sílica em gel dentro para absorver a umidade. Com o tempo, mesmo casas menos úmidas podem liberar um pouco de umidade e danificar os documentos com manchas e mofos. Troque esses saquinhos de tempos em tempos.

Crédito das imagens: Good House Keeping

sobremesa dois cremes ameixa

Como fazer uma sobremesa dois cremes de ameixa e mais

peneirar farinha de trigo

Como peneirar farinha com e sem peneira