onde não usar vinagre na limpeza
Crédito: Freepik
em

Onde não usar vinagre na limpeza

Se você gosta de usar produtos naturais na hora de limpar a casa, saiba que eles não são liberados para todos os lugares

O vinagre de álcool está super em alta, pois há uma tendência cada dia mais presente de deixar uma pegada leve no planeta. E nada melhor do que um produto de limpeza poderoso, natural e biodegradável para resolver o problema. Ele ajuda a clarear e amaciar a roupa, tirar a poeira e germes da casa e ainda deixa seus copos brilhando. Só que existem lugares onde é melhor não usar vinagre.

Saiba que, se utilizado de forma incorreta, pode não apenas deixar de limpar, mas também piorar a situação. Além disso, se misturado inadvertidamente, pode ser prejudicial para a saúde. Assim, alguns cuidados são fundamentais, para evitar incidentes infelizes.

Como não usar vinagre

Veja quais são as formas de utilização do vinagre que podem não funcionar, estragar suas coisas ou, até mesmo, te tirar do sério.

Limpar gordura

O chão está oleoso depois de uma fritura e você pretende limpar com vinagre puro, para facilitar o processo? Infelizmente, não vai funcionar e ainda vai atrapalha o sabão a espumar depois (pois você vai ter que usar). O ideal é usar seus produtos habituais, deixando o vinagre para o final, na hora de dar brilho.

Madeira encerada

Quer acabar com o brilho da madeira encerada e ainda criar manchas? Se sim, se jogue no vinagre. Brincadeiras à parte, em geral, madeira e o produto não combinam, dada a porosidade e especificidade do material. Porém, o caso é ainda mais grave quando ela é encerada e não envernizada.

Ovo quebrado

Caiu um ovo no chão e você pretende limpar com vinagre, para tirar o cheiro e deixar tudo livre de germes? Não é uma boa ideia, isso porque o vinagre vai reagir com a clara, que inevitavelmente irá coagular. Isso vai formar uma gosma mais grudenta e difícil de limpar, precisando de mais tempo e paciência para finalizar.

Eletrônicos

Ele limpa, dá brilho e ainda elimina os germes (tão comuns nas telas de celular). Então o que poderia ser melhor para limpar celulares, televisão ou até mesmo, o notebook? Não cometa esse erro! Você pode perder seu equipamento ou até mesmo, receber uma descarga elétrica. Use somente produtos próprios para isso.

Misturar com água sanitária

Essa é a pior coisa que você poderia fazer com o vinagre em sua casa. Aliás, foi uma estratégia utilizada pelos alemães na 1ª Grande Guerra, para afastar os inimigos. Percebeu que é muito perigoso? O gás de cloro pode asfixiar além de queimar olhos e mucosas, como a pele de dentro do nariz.

Como usar vinagre

Agora a parte boa! Tirando os pequenos inconvenientes acima, ele é excelente para muitas coisas. Não somente em casa, mas também para a a beleza e saúde da pele e do cabelo. Seus pets também podem se beneficiar do uso do vinagre, para espantar pulgas e carrapatos. Deixa o bolo mais fofinho e o feijão macio mais rapidamente, e, é claro, pode ser usado na casa.

Se tiver alergia, é o produto ideal, pois não apenas é inofensivo para o corpo, como também elimina os temidos ácaros e fungos. Use para limpar o chão, espelhos e bancadas não porosas. Perfeito também para deixar seu banheiro um brinco, quando unido ao bicarbonato e limão. Roupas alvejadas e macias também são seu grande forte. Enfim, use e abuse do vinagre, exceto nos casos citados.

casamento duradouro lilia cabral

Segredos para um casamento duradouro: 3 dicas da atriz Lilia Cabral e mais

Mulher com câncer de mama raspa a cabeça na praia em ensaio emocionante

Mulher com câncer de mama raspa a cabeça na praia em ensaio emocionante