olhos de plástico em peixes
Crédito: Freepik

Loja é fechada por colocar olhos de plástico em peixes

Acredite se quiser, o fato ocorreu mesmo e serve de alerta para quando você for comprar alimentos frescos.

Publicidade

O peixe é um alimento com diversas propriedades nutricionais benéficas à saúde, além de ser uma carne magra. Por isso é muito procurado nos supermercados e peixarias. Porém, para garantir que está levando para casa um alimento fresco e próprio para consumo é preciso observar alguns detalhes, que nem sempre a loja vai se preocupar em cumprir. Aliás, foi justamente o que aconteceu em um estabelecimento que resolveu colocar olhos de plástico em peixes para que as pessoas acreditassem serem mais frescos. Veja a história.

Loja coloca olhos arregalados em peixes para parecerem mais frescos

encontrados olhos de plástico em peixes no Kwait
Crédito: Lad Bible

O fato preocupante ocorreu em uma loja no Estado do Kwait, nos Emirados Árabes, e tornou-se público para o mundo todo quando um homem que comprou o peixe com olhos falsos publicou uma foto nas redes sociais depois de perceber que havia sido enganado.

Não demorou muito para que as pessoas começassem a se pronunciar, inclusive outros donos de lojas que vendem diferentes tipos de carnes, na intenção de defenderem seus produtos e de que jamais colocariam olhos de plásticos em peixes que vendem.

Infelizmente, por mais absurdo que seja, os brasileiros já não se assustam mais com esse tipo de notícia porque não é raro ocorrerem casos de vendedores que agem de má fé em todos os tipos de comércio no Brasil. Aliás, relacionado ao caso, o escândalo mais recente e lembrado foi o da Friboi, que após uma investigação, foi acusada de vender carne vencida e moída com papelão.

Publicidade

Outro caso que foi para a mídia, muito menor do que o da Friboi, foi quando o Procon descobriu frango estragado em um supermercado em Alagoas.

Mas mesmo assim, não significa que as pessoas queiram ser enganadas e correr o risco de contrair alguma doença ou uma intoxicação alimentar. Então veja a seguir quais são os cuidados que deve tomar quando for comprar peixe fresco.

Como saber se o peixe está fresco?

Assim que você chega no balcão de uma peixaria para escolher o peixe fresco que deseja levar para casa, a primeira coisa que observa são os olhos. Mas depois dessa notícia, com certeza você vai observar outros aspectos do peixe também, com muita atenção. Veja o que mais permite detectar se um peixe está fresco ou velho.

1. Observe as escamas

As escamas de um peixe fresco, bom para consumo, são furta-cor, brilhosas e bonitas. A cor do peixe vai estar com boa aparência.

Publicidade

2. Perceba os olhos

Claro, mesmo sabendo que há o risco de ver olhos de plástico em peixes, é possível perceber a diferença, pois ele nunca vai ter a parte branca do olho tão branca quanto as de plástico. Mas o que deve observar é se os olhos ainda estão com a pupila dilatada, bem grande. Eles devem estar brilhantes e transparentes, nunca afundados ou com a pupila muito pequena.

3. Atenção para as guelras

As guelras são aquelas aberturas na lateral da cabeça do peixe, como se fossem as bochechas. Elas deverão estar vermelhas ou bem rosadas, com aspecto saudável. Quando você for preparar o peixe e pegar por dentro das guelras, deve sentir que estão firmes, e não amolecidas.

4. Sinta a consistência

Você não vai pegar o peixe na mão na peixaria. Mas depois de observar as dicas anteriores e levar seu peixe para casa, quando for pegá-lo, perceba se a consistência está dura e suave ao mesmo tempo. O peixe todo deverá estar firme, nunca com alguma parte soltando.

Publicidade

5. Cuidados na conservação

Além de perceber que o peixe está realmente fresco, caso não vá consumi-lo na hora, precisa conservá-lo de forma adequada para que não estrague na sua geladeira.

Então, se não for congelar, deixe o peixe na geladeira por no máximo 2 dias, depois de já estar limpo por dentro e por fora. Armazene em um recipiente bem limpo e fechado que não seja a embalagem na qual ele veio.

Mas o ideal mesmo é que limpe o peixe e congele-o para utilizar com mais segurança. Na hora de descongelar, mantenha-o na geladeira até que descongele sozinho e por completo. Não volte a congelar caso resolva não consumir.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM