o que não fazer nas redes sociais
Crédito: Freepik
em

5 Coisas para não fazer nas redes sociais

Será que você está usando as suas redes sociais com responsabilidade e respeito ao próximo? Reflita sobre essas dicas

As redes sociais se tornaram tão importantes na vida pessoal e profissional da maioria das pessoas, que esse ambiente virtual chegou a ser uma terra sem lei, onde todo mundo se sentia livre para dizer e mostrar qualquer coisa, ainda que estivessem cometendo gafes e até crimes.

Porém, já não é mais assim que funciona. Justamente por ter se tornado um ambiente tão movimentado e relevante, as pessoas já perceberam que não dá para fazer o que quiser e ficar impune ou passar despercebido.

Os cuidados que você deve ter ao usar as redes sociais são muitos e em todos os sentidos: preservar a sua privacidade, não violar os direitos alheios, pensar antes de agir e se lembrar que, embora você pareça estar sozinho, tem milhões de pessoas do outro lado sendo afetadas pelo que você diz sem refletir ou sem ter conhecimento.

1. Publicações por impulso

As pessoas que passam várias horas do dia se comunicando com o mundo por meio das redes sociais têm maior tendência de compartilhar todos os detalhes da sua vida e todos os seus pensamentos nas redes.

Por isso, nem sempre refletem antes de fazer a publicação e depois se arrependem por uma foto, uma frase ou um compartilhamento falando mal sobre outras pessoas ou empresas.

Embora seja possível apagar ou editar a publicação, é sempre melhor evitar uma gafe ou o risco de alguém dar um print no que foi publicado e acabar se tornando uma dor de cabeça.

2. Acusações sem provas

O perfil na rede social é seu e você faz o que quiser nele, certo? Errado, pois existem leis para punir quem comete crimes de ódio, calúnia e difamação, por exemplo.

Você não pode, simplesmente e sem provas, ofender a dignidade de alguém, espalhar boatos, prejudicar a reputação de uma pessoa ou empresa, fazer acusações de crimes, ameaçar pessoas ou mentir sobre a identidade de outras pessoas. Tudo isso é crime e você pode ser denunciado, julgado e punido.

3. Dar opinião sem ter conhecimento

Todo mundo sabe que a internet está abarrotada de fake news. Mas, mesmo assim, muitas pessoas se sentem atraídas pelas “notícias bombásticas” e começam a compartilhar sua opinião sem ter certeza do que realmente aconteceu.

Se você vai se dar ao trabalho de expor a sua opinião nas redes sociais, faça isso com inteligência: leia a notícia, pesquise em fontes seguras para confirmar se é verdade, pesquise sobre o assunto para formar uma opinião e reflita se o que você pretende dizer vai mesmo fazer a diferença.

4. Não medir suas palavras

É muito fácil xingar e ofender as pessoas quando você está olhando para uma tela, parecendo estar protegido das réplicas dos outros. Por conta dessa falsa sensação de anonimato, muitas pessoas usam as redes sociais para extravasarem a raiva, o ódio e o preconceito que sentem.

Porém, se você quiser ser respeitado e valoriza seu bom caráter, pense bem antes de deixar seu comentário na publicação dos outros ou fazer uma publicação que possa transmitir uma mensagem preconceituosa ou ofensiva. A regra do bom senso é a mesma que vale para a vida fora das redes sociais: não diga aos outros o que não gostaria que dissessem a você.

5. Expor excessivamente a vida pessoal

Essa é uma dica para quem quiser acatar, mas é interessante refletir sobre isso por questão de segurança. Há pessoas que trabalham mostrando sua vida pessoal na internet. Porém, também tem aquelas pessoas que não trabalham com isso e mesmo assim expõem detalhes de sua vida, como o interior da casa, seus bens materiais, fotos com roupas íntimas, fotos dos filhos pequenos nus, fotos deles com o uniforme da escolinha.

Infelizmente, há muitas pessoas com más intenções na internet, sempre prontas para usar essas informações para fazer o mal, como cometer assaltos, sequestros, identidades falsificadas e uso inapropriado das imagens para crimes de tráfico sexual e pedofilia. Tome cuidado com o que vai publicar.

ervas e raízes boas para o pulmão

5 Ervas e raízes que fazem bem para o pulmão

Sorocaba plantou o umbigo do filho embaixo de uma árvore

Sorocaba enterrou o umbigo do filho embaixo de uma árvore. Conheça essa tradição