o mundo NÃO é dos espertos
Crédito: Freepik
em

Entenda: o mundo NÃO é dos espertos

Conhece aquela pessoa que gosta de levar vantagem em tudo? Pois saiba que ela se prejudica sem saber

Publicidade

Muitas pessoas podem achar que a esperteza traz algumas vantagens, ao burlar leis e tentar se dar bem em cima dos outros. Porém, as consequências dessas atitudes mesquinhas são muito negativas também para quem praticou.

Muito melhor é seguir o caminho da honestidade, muito mais bonito e virtuoso. Sabem quem também pensava assim? Chico Xavier. Olha o que ele disse:

“A esperteza um dia é descoberta e vira vergonha. A honestidade se transforma em exemplo para as próximas gerações. Uma corrompe a vida; a outra enobrece a alma”

A esperteza é um motivo de vergonha para a família, amigos e a própria pessoa, atraindo não amigos, mas cúmplices. Enquanto isso, a honestidade enobrece a alma e atrai pessoas que valem a pena dedicar o seu tempo.

Publicidade

Quem possui uma conduta honesta pode confiar nas pessoas ao seu redor e ser feliz, mas quem tenta resolver as coisas pela esperteza, vive desconfiado dos outros e preocupado em descobrirem suas infrações. Por isso, o honesto vive com a alma leve, consequentemente, tem menos chances de ter muitos problemas.

Entenda o mundo NÃO é dos espertos
Crédito: Freepik

Quer um exemplo marcante disso na história? Nero foi um imperador muito cruel e incompetente de Roma, usando a esperteza e força para eliminar quem estivesse no seu caminho. Além de matar a própria mãe para assumir o poder, ele praticava imensos abusos contra a população e pessoas próximas.

Sabe no que deu? Ele foi ameaçado de morte e não havia amigos para protegê-lo, levando ao seu último ato extremo: o suicídio.

Publicidade

Como evitar?

Esse exemplo mostra claramente como a esperteza é negativa para a vida. Mas não se tem como negar que há tentações no caminho, mas você tem como não ceder. Veja algumas formas:

  • Para que furar fila, puxando conversa com um conhecido, se você pode esperar como todo mundo? Cortar os carros pelo acostamento, comprar senhas em filas e coisas similares podem até te fazer ganhar tempo, mas pense no que está morrendo por dentro;
  • Esqueça o jeitinho na hora de resolver uma documentação e espere o mesmo tempo que todo mundo. Se todo mundo fizer isso, o sistema não se mantém e as coisas passam a funcionar melhor para todos;
  • Se você tem crianças em sua casa, lembre-se que elas aprendem pelo exemplo muito mais do que com belos discursos;

E há uma frase que pode ajudar a evitar qualquer ato de esperteza, que foi dita pelo mestre da poesia, William Shakespeare, e ainda ecoa em muitos corações. Se você quer deixar um legado quando partir, deixe de lado a esperteza, porque “nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade“.

economizar energia

15 Dicas de como economizar energia e pagar menos na conta

A criança que respeita os mais velhos se torna um adulto melhor