número problemas saúde mental
Crédito: Freepik

Números de problemas de saúde mental aumentam: saiba como cuidar da sua

Confira técnicas para manter a sua saúde mental em ordem e entenda o porquê do aumento do número de casos de doenças

Publicidade

De acordo com dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há um aumento crescente no número de problemas de saúde mental. Isso está acontecendo não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Entenda o porquê e como cuidar da sua saúde mental.

Entenda o aumento

São dados alarmantes divulgados acerca de problemas envolvendo saúde mental, demonstrando um considerável aumento. São aproximadamente 300 milhões de pessoas com depressão, 250 milhões com transtornos de ansiedade, 150 milhões de dependentes químicos (sem incluir tabagistas) e 50 milhões com transtorno de bipolaridade.

Porém, ao contrário do que muitos possam pensar, isso é uma evolução. Afinal, o senso comum está completamente errado ao achar que esses números demonstram algum tipo de fraqueza da nova geração, pois na realidade eles representam um grande avanço. A pergunta que fica é: qual avanço esses números representam?

Quebra de preconceitos

Acontece que esse avanço representa um maior reconhecimento acerca da importância de cuidar da saúde mental e a quebra de preconceitos sobre o tema! Com certeza, ainda há preconceito sobre esse assunto, mas é notável que ele está sendo combatido e diminui progressivamente.

Publicidade

Consequentemente, mais pessoas procuram ajuda médica especializada, fazendo com que haja um aumento nos casos. Claro que certamente a agitação, cobrança, estereótipos e toda a superinformação com que todos são bombardeados hoje pode estar contribuindo para o índice.

Então, há um aumento de notificações acerca desses problemas, mas nenhum aumento real comprovado dessas doenças. Vale destacar que a tecnologia também pode ter exercido uma influência negativa nesse processo, aumentando o estresse e distúrbios de ansiedade.

Como cuidar da sua saúde mental

Para evitar problemas psicológicos, algumas medidas podem ser tomadas. Elas não garantem a estabilidade da saúde mental, mas podem colaborar para que você previna alguns distúrbios que podem surgir no decorrer da vida.

Anote seus pensamentos

Faça um quadro com pensamentos ruins e que possam abalar o seu psicológico, como “nunca conseguirei ler esse livro” ou “não sou capaz de fazer tal coisa”. Para isso, você deve escrever em uma coluna na vertical a situação, depois o pensamento automático em si e, por fim, as reações.

Publicidade

A situação consiste no motivo que gerou esse pensamento e as reações são o que você sentiu ao pensar aquilo, como tristeza ou ansiedade. Depois disso, examine esse pensamento e tente escrever pensamentos que sejam funcionais, como se fosse para substitui-los. Cada vez que algum deles aparecer novamente, substitua.

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é muito importante para manter bons níveis de saúde mental, embora não seja uma medida que resolva esse problema sozinha. Mesmo assim, praticar esportes favorece a liberação de neurotransmissores benéficos, como a serotonina e reduz a liberação de cortisol, responsável pelo estresse.

Procure um psicólogo

É importante que se quebre o tabu de que apenas vai ao psicólogo quem tem distúrbios mentais e que é preciso evitar esse profissional. Na realidade, vai ao psicólogo quem deseja ter autoconhecimento e ter um ambiente moldado para beneficiar a sua saúde como um todo.

Publicidade

Ele é um profissional que possui no mínimo 5 anos de formação (sem contar com a experiência de trabalho) e vai poder ajudar em qualquer situação, seja ela simples ou complexa. Se cuide!

PODE GOSTAR TAMBÉM