Menu

Noz da Índia proibida pela Anvisa: confira as causas

Confira os efeitos colaterais dessa noz e saiba o porquê dela ter sido proibida pelo órgão

Crédito: Freepik

Publicidade

A noz da Índia teve a sua comercialização proibida pela Anvisa, desde que o seu consumo foi relacionado a três mortes por intoxicação. O que mais espanta é que essa noz ainda é facilmente adquirida na internet, para propósitos de emagrecimento rápido. Portanto, é importante que você conheça esse componente a fundo e os riscos que ele pode trazer.

Veja também: receitas de suco detox para todos os gostos

O que é?

Crédito: A Gazeta

A noz da Índia é uma semente presente no fruto da Nogueira de Iguapé, sendo cultivada também em território brasileiro. Ela possui um aspecto único e é considerada por algumas fontes da internet como vantajosa para o emagrecimento, o que é falso!

Além de não ser comprovadamente eficiente para emagrecer, essa semente é tóxica e já foi proibida também na Austrália, na Espanha e no Chile. Assim, consumi-la deixará sua saúde e até mesmo a sua vida em risco, com probabilidades significativas de intoxicação.

Publicidade

Acontece que essa semente possui toxialbumina e saponina que são substâncias tóxicas que prejudicam o funcionamento do organismo. Por serem consumidas cruas e em grande quantidade, essas nozes representam um risco ainda maior do que o esperado para a pessoa que as consome.

Por isso, procure outros ingredientes e métodos para emagrecer, pois existem muito mais componentes benéficos para isso e que não prejudicam o organismo. Na realidade, muitos deles até trazem benefícios ao funcionamento do corpo, como a aveia, linhaça, gengibre, canela e maçã.

Publicidade

Por que a Anvisa proibiu?

Ela é utilizada em países orientais, cozida e em porções pequenas, enquanto no Brasil é usada crua e em grandes quantidades. Isso acaba potencializando os efeitos das toxinas presentes nessa semente. A noz da Índia provoca diversos sintomas negativos pelo seu consumo.

Diarreia

Além de gerar um notável desconforto, a diarreia pode representar grande perigo, a depender de como se lide com ela. Afinal, se esse sintoma não for controlado corretamente, pode haver grande perda de água, o que geraria um quadro grave de desidratação.

Náuseas

Devido à ação nociva dos componentes tóxicos presentes na noz da Índia, um dos sintomas é o desconforto gerado pelas náuseas. Muitas vezes, essa consequência negativa vem acompanhada de vômitos, por desarranjos no trato digestório, causados por essa semente.

Publicidade

Ritmo urinário excessivo

Urinar com uma frequência excessiva é um dos sintomas de que há algo errado, já que a urina regula certos componentes tóxicos presentes no organismo, como o ácido úrico. Assim, ao ingerir tais toxinas, o organismo tenta expulsá-las com a micção excessiva.

Vale destacar que além desses sintomas, a pessoa que consome essas sementes pode apresentar outros sinais. A diferença é que esses sintomas acontecem com menor frequência e consumo mais elevado, sendo ainda assim dignos de nota:

  • Cólicas abdominais;
  • Problemas cardiorrespiratórios;
  • Dores musculares;
  • Desidratação;
  • Queda de pressão.

Vale destacar o mais importante: a noz da Índia pode matar. Seu consumo por curto prazo tem relação direta com pelo menos 3 mortes, somente no Brasil. Por isso, não use de forma alguma, já que não tem eficácia comprovada e pode ser letal. Existem opções muito viáveis e saudáveis para emagrecer de um modo seguro, sempre lembrando que antes de qualquer mudança radical, deve haver o acompanhamento de um médico de confiança.

Publicidade
Sair da versão mobile