Coronavírus novo respirador artificial é produzido no Brasil
Crédito: Freepik
em ,

Coronavírus: novo respirador artificial é produzido no Brasil

Essa tecnologia ajuda até mesmo pacientes mais graves, que não atendem mais aos respiradores comuns

Há casos em que nem mesmo os respiradores artificiais conseguem atender o paciente. Para auxiliar, existe um aparelho que oxigena o sangue, já produzido em outros locais do mundo. Por isso, o Brasil já deu seus primeiros passos e ele estará disponível em breve para utilização. É uma parceria milionária para o combate do coronavírus.

Brasil fabrica novos respiradores artificias

A iniciativa partiu da união de iniciativa pública e privada, com um investimento de 2,3 milhões de reais. Certamente é uma causa que vale a pena, podendo salvar milhares de vidas. Isso porque o equipamento funciona como um pulmão artificial, filtrando o sangue do paciente. Nele, é retirado o gás carbônico e adicionado oxigênio, mantendo assim as funções vitais funcionando.

Ele é utilizado normalmente em casos mais graves, em que a ventilação já não surte efeito, por causa do estado de degradação dos pulmões. Se utilizado o novo respirador, ele vai prover oxigenação enquanto os pulmões se recuperam da pneumonia, dando uma maior chance de sobrevivência ao paciente.

A produção do equipamento será feita inteiramente no Brasil, o que reduz consideravelmente os custos de aquisição. Ele já existe em outros locais do mundo e precisa ser importado a um preço nada acessível, sendo assim uma iniciativa fundamental no combate à pandemia. É a ciência fazendo a sua parte para um país livre do covid-19. E você? Está fazendo a sua? Fique em casa!

500 Escorpiões em uma única casa

Idosa tinha 500 escorpiões em casa e nem fazia ideia

Pandemia medidas de contenção radicais poupam vidas

Pandemia: medidas de contenção radicais poupam vidas