Menu

Nhoque de batata baroa do Babu fez sucesso: veja receitas apetitosas

A batata baroa deixa o nhoque muito macio, com uma cor bem apetitosa e acompanha vários tipos de molhos. Aprenda a fazer

Crédito: Reprodução Globo Play

Publicidade

Se você acompanha o BBB, deve ter ficado com água na boca quando viu todos comendo o elogiando a receita de nhoque de batata baroa do Babu.

O nhoque mais famoso do Brasil

Crédito: Reprodução Globo Play

Depois de ensinar Rafa e Manu a fazer bolo de aniversário, Babu atacou de chef outra vez e fez um delicioso nhoque de batata baroa, também chamada de mandioquinha. Na segunda-feira, dia 13, ele fez o prato para servir de almoço ao grupo VIP e foi um grande sucesso.

Manu chegou a aplaudir de pé assim que provou. Modesto, ele reagiu: “está bom? Que bom”. E ela continuou, “meu Deus, Babu! É a minha comida favorita. Tá ‘sinistro'”.

De fato, deveria estar não só delicioso, mas também muito saudável, já que a mandioquinha é rica em potássio, ferro, cálcio, fósforo e magnésio, em quantidade superior a de outras batatas. Então, vale a pena levar este prato para a sua mesa também.

Publicidade

Essa receita não é a do Babu, mas é inspirada na versão dele, usando batata baroa na massa, bem levinha, e servindo ao molho sugo para servir num almoço ou jantar mais saudável.

Ingredientes

Batata baroa: 500 gramas;
Farelo de aveia: 2 a 3 colheres (sopa);
Ovo: 1 unidade;
Sal: a gosto;
Molho de tomate: a gosto;
Cebola ralada: ½ unidade;
Muçarela de búfala ralada: a gosto.

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola no azeite e acrescente a batata baroa. Cozinhe até que fique no ponto de um purê.
  2. Com auxílio de um espremedor de batata, faça um purê de baroa e acrescente aos poucos o farelo de aveia e o ovo batido até que a massa fique firme para moldar.
  3. Ponha uma panela com água para ferver, quando atingir o ponto de fervura, coloque as bolinhas de nhoque.
  4. Assim que a massa subir, retire com uma escumadeira e arrume em um refratário.
  5. Regue com molho de tomate e rale um pouco de muçarela por cima.
  6. Leve ao forno preaquecido o suficiente para gratinar.

Veja também: como fazer nhoque de milho verde

Mais receitas deliciosas de nhoque de batata baroa

Depois da versão mais saudável com aveia, veja também outras opções para saborear esse prato maravilhoso e tão fácil de fazer.

Nhoque de batata baroa tradicional e gratinado

Você também pode fazer uma receita com ingredientes mais simples, usando a batata baroa, margarina, sal, gema e trigo. Veja o passo a passo no vídeo e aprenda também a rechear o nhoque para servir um prato ainda melhor:

Publicidade

Nhoque de mandioquinha sem farinha servido com costela

Como a mandioquinha é levemente adocicada, fica maravilhosa com um molho que contraste com esse sabor. Por isso, essa receita sugere servir o nhoque com molho de costela de porco desfiada e tomate. Aprenda a fazer:

Nhoque com fécula de batata

Essa é mais uma opção para quem prefere as receitas sem glúten. Leva a batata baroa, azeite, fécula de batata (ou amido de milho) e goma xantana. Veja o passo a passo dessa versão bem simples:

Sair da versão mobile