Neto larga tudo para cuidar avó com Alzheimer
Crédito: Arquivo pessoal

Neto larga tudo para cuidar avó com Alzheimer

O amor sempre falou mais alto e ele conseguiu oferecer a ela dias mais felizes, apesar do diagnóstico

Publicidade

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva que está cada vez mais conhecida devido ao alto número de diagnósticos entre idosos. Mas ainda há muito o que se estudar para entender as causas dessa doença.

Além de entender as causas, muitas famílias têm dificuldade em saber como lidar com o paciente com Alzheimer, pois não é nada fácil. Os desafios são diários, devido aos sintomas que afetam a memória, o comportamento, o sono e a coordenação motora.

Quando o jovem Fernando Aguzzoli descobriu que sua avó, Nilva Aguzzoli, estava com Alzheimer, ele sofreu um grande impacto porque ela foi muito importante na vida dele desde sempre. Então, ele resolveu largar o trabalho e os estudos para cuidar dela em tempo integral.

Crédito: Arquivo pessoal

Mas Fernando precisou estudar bastante sobre a doença para ser capaz de oferecer qualidade de vida para a avó e manter a própria saúde mental, já que é comum os familiares não suportarem a pressão psicológica da convivência com o paciente.

Publicidade
Crédito: Arquivo pessoal

Foi durante essa jornada de estudos e autoconhecimento que Fernando começou a escrever o livro “Alzheimer não é o fim – estratégias para familiares e amigos”. No livro, ele compartilha experiências para ajudar as pessoas a lidar com o Alzheimer preservando a dignidade do paciente e buscando conforto nas próprias emoções.

Crédito: Arquivo pessoal

O segundo livro de Fernando, intitulado “Quem eu?” começou a ser escrito junto com a avó e relata os momentos vividos na rotina deles, junto de entrevistas com profissionais que ajudam os leitores a compreender melhor o desafio que é essa doença.

Infelizmente, dona Nilva faleceu antes do lançamento do livro, e Fernando cogitou nem lançar. Mas um amigo médico o convenceu do contrário, afirmando que essa obra seria de grande valia para as pessoas e uma homenagem para a avó.

Crédito: Arquivo pessoal

“Se tem um arrependimento nessa experiência toda, foi não ter começado antes. Começamos a escrever o livro juntos. Eu não ia mais lançar o livro. Não tinha mais intenção.”

Publicidade

Depois de toda essa rica experiência que Fernando viveu, por mais de uma década ao lado da avó, ele viu sentido em manter sua trajetória pessoal e profissional voltada a conscientizar as pessoas sobre o Alzheimer.

Fernando tem os livros publicados, realiza palestras em escolas públicas e fundou uma empresa especializada em soluções que impactam positivamente pacientes e familiares que estão diante do desafio do Alzheimer.

Confira, no vídeo abaixo, o próprio Fernando contando um resumo dessa história para o Razões Para Acreditar:

Publicidade

YouTube video player

PODE GOSTAR TAMBÉM