nascidos em setembro são mais inteligentes!
Crédito: Freepik
em

Pesquisa garante: nascidos em setembro são mais inteligentes!

O resultado do estudo tem a ver com a atividade escolar

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos está dando o que falar! De acordo com seus resultados, as pessoas que nascem no mês de setembro são mais inteligentes. Será que é verdade? Veja o que dizem os pesquisadores.

O desempenho na escola e o nascimento

De acordo com o estudo realizado pela Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, localizada em Massachusetts, nos Estados Unidos, quem nasce em setembro tem vantagens na escola. E não somente isso, também na vida. Mas para entender a pesquisa é importante compreender como funciona o sistema educacional estadunidense.

No Brasil, o mês base para determinar a idade da criança na escola é março. Por exemplo: só pode ingressar no 1º ano quem completar 6 anos até março. Se passar disso, tem que entrar na série anterior. Já nos EUA, a data de corte é 1º de setembro, mês em que se iniciam as aulas por lá. Assim, aqueles que nascem depois dessa data acabam entrando na série anterior.

O que diz o estudo

Os pesquisadores afirmam que “a idade avançada na entrada na escola aumenta a escolaridade das crianças e reduz a probabilidade de encarceramento por crimes juvenis“. Além disso, elas apresentam melhores resultados com uma diferença pequena, porém perceptível. Também são mais propensas a irem para a faculdade do que os nascidos em meses anteriores.

O estudo foi feito com base em dados de um milhão de estudantes na Flórida, abrangendo os anos entre 1994 e 2000. A diferença no desempenho médio é de 0,2 pontos, mas o que chamou a atenção mesmo foi o comportamento. Os setembrinos eram muito menos propensos a serem repreendidas formalmente (ir para a diretoria).

Lembrancinhas de aniversário: 15 ideias para decorar e presentear

Por que isso acontece

Se você juntar os pontinhos, fica fácil entender o porquê da turminha de setembro se dar melhor nesses pontos: eles são mais velhos que os outros. E quando se fala em criança, alguns meses podem, sim, fazer toda a diferença.

Além de terem maior facilidade para controlar suas emoções (e consequentemente o comportamento), eles também estão em um estágio cognitivo um pouquinho mais avançado. Incrível como essa pequena diferença pode ter um impacto significativo na vida das crianças.

duas mulheres ao computador procura de trabalho

9 Dicas para conseguir um emprego mais rápido

reduzir umidade da casa

Como reduzir a umidade em casa: soluções para cada situação