menino prematura vence covid
Crédito: Arquivo pessoal
em

Garotinho que nasceu prematuro e foi internado 4 vezes se curou da covid-19

Mais uma criança brasileira recebeu todos os cuidados necessários e venceu a doença, mesmo com a saúde debilitada

Bernardo é um garotinho de 1 ano e 4 meses que já passou por alguns desafios na vida. Ele nasceu prematuro, de 27 semanas, e com isso vieram alguns problemas de saúde. Desde o seu nascimento, Bernardo já precisou ser internado 4 vezes por causa de problemas cardiorrespiratórios. Mas, dessa última vez, o problema foi outro.

No mês de abril, a mãe do menino, Luana Furtado, de 32 anos, o levou ao médico porque ele estava novamente com os sintomas que já tinha por conta de ser prematuro. Mas ela não contava que aqueles sintomas também fossem de covid-19.

Crédito: Arquivo pessoal

“Isso nunca passou pela minha cabeça. Os sintomas que ele tava apresentando eram semelhantes aos problemas que já tem por ser prematuro. Levei a um médico, em Ipu, e ele disse que a respiração estava boa. É uma característica de quem está com a covid, a ausculta pulmonar não altera muito”, disse Luana.

O menino apresentava moleza no corpo e cansaço, mas nada que surpreendesse a família. Mesmo assim, ele foi levado à internação na Clínica Pediátrica do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral (CE). Lá ele fez um teste para covid-19, que resultou positivo.

“Fez o teste e no dia seguinte ficou internado. Já começaram o tratamento com antibióticos. Quando recebi a notícia tomei um susto, mas também agradeci porque os sintomas eram leves e ele reagiu muito bem e rápido. O Bernardo é muito forte”.

Bernardo ficou internado 13 dias, sendo 5 deles na UTI, mas recebeu alta no dia 12 de maio e já está em casa com a família, que está tomando todos os cuidados necessários para que ninguém mais adoeça.

A parte mais difícil para a mãe foi ter que ficar longe do filho nos 5 dias de UTI, pois nas internações anteriores ela sempre esteve presente. “Desde que ele nasceu, eu nunca fiquei distante. Eu vivo de quarentena por dele. O cuidado tem que ser redobrado”, conta Luana.

No dia da alta, Bernardo passou pelo corredor da Clínica sob aplausos e a mãe segurou a plaquinha com a seguinte frase: “Sou prematuro extremo e venci a covid-19″.

Crédito: Arquivo pessoal

Agora, a família tomou a decisão de se mudar do Rio de Janeiro para o Ceará para que pudesse ficar mais perto de outros familiares. “Estamos construindo nossa casa em cima da dos meus pais. A gente tá concluindo a obra”.

Veja também: bebê de 4 meses se cura da covid-19

marido adapta bicicleta para passear com esposa

Marido adapta bicicleta para passear com esposa que tem Alzheimer

zuckerberg fala de fake news de bolsonaro

Dono do Facebook cita Bolsonaro como exemplo sobre fake news