em

Nariz sempre a escorrer? Pode ser Excesso de Leite!

Muitas mães e avós dizem às crianças que devem evitar beber leite, quando estão com gripe ou atravessando um resfriado, pois isso só iria piorar a situação.

Durante muitos anos, muitas pessoas acharam que o consumo excessivo de leite provocaria um aumento no escorrimento de muco nos nossos narizes, ou até mesmo a constipação.

Será verdade?

Os mais variados estudos contrariam essa sabedoria popular. No entanto, nenhum conseguiu estabelecer uma ligação entre o consumo de leite e os níveis elevados de coriza, ou seja, o muco de cor meio branca que sai dos nossos narizes, nem o congestionamento das nossas vias nasais. O que esses estudos comprovaram é que apenas um grupo de pessoas é suscetível.

Num estudo publicado na publicação Medical Hypotheses, os investigadores mostram que nem todo o tipo de leite é igual. No leite de determinadas raças de vacas poderemos encontrar a Beta-CM-7, uma proteína que estimula as glândulas do sistema digestivo. Essas glândulas podem também ser encontradas no nosso sistema respiratório, que ao serem estimuladas, vão aumentar a acumulação do muco no nosso nariz. Principalmente se você sofre de inflamações, como a asma.

Os investigadores garantem que, ao consumir leite contendo a proteína Beta-CM-7, as pessoas que sofrem de problemas pulmonares crônicos vão ver o muco do seu nariz a aumentar. Daí, se pode concluir que apenas esse pequeno grupo de pessoas pode verificar que, ao evitar os lacticínios, veem os sintomas relacionados com o aumento do muco e com a obstrução das vias nasais diminuir. Essa é a hipótese existente e mais provável, que explica o relacionamento entre o consumo de leite e o muco constante.

Quando sofre de gripe e resfriados, você deve sempre manter o seu organismo bem hidratado, consumindo diversos tipos de chá e água. Esse é o primeiro passo que fará você se sentir melhor e manter o seu bem-estar em níveis aceitáveis. Mesmo o leite pode ser um dos líquidos que poderá consumir para manter o seu organismo hidratado, sem qualquer tipo de prejuízo para a sua situação clínica.

Se o aumento do muco persistir, você deve procurar médicos especialistas, entre eles os pneumologistas, os alergistas, os imunologistas ou os otorrinolaringologistas. Prepare a sua consulta, reunindo toda a informação possível sobre os seus sintomas, como: há quanto tempo eles surgiram, o seu historial médico (outras doenças e fármacos que pode estar consumindo para outros problemas de saúde), e vá sempre acompanhado à sua consulta.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Como tirar pelos indesejáveis com 2 receitas caseiras muito fáceis

5 Receitas para articulações mais fortes!