o que não fazer no cabelo ondulado
Crédito: Freepik

7 Coisas para não fazer se você tem o cabelo ondulado

Cuidando bem, o cabelo colabora e passa a ficar mais comportado, sem frizz, no formato que você gosta

Publicidade

O cabelo ondulado pode parecer difícil de domar, mas tudo depende dos cuidados que ele recebe. Se o seu cabelo fica sem definição, arrepiado, com frizz e ressecado, pode ser que você esteja cometendo um ou mais desses erros ao mesmo tempo.

1. Lavar e secar o cabelo com calor em excesso

Se você lava o cabelo com água bem quente, e também seca com o secador bem quente, seu cabelo está sofrendo. Esse calor excessivo prejudica o formato em curva do seu cabelo, além de deixar os fios ressecados e com frizz. O excesso de calor é um grande inimigo, livre-se disso. Lave o cabelo com água morna ou fria, e só use o secador quando não puder deixar o cabelo secar ao natural.

2. Não usar condicionador

Se você acha que o seu cabelo fica com uma textura ruim quando você usa condicionador, podem estar acontecendo dois problemas: ou o condicionador não é bom para o seu cabelo, ou você está aplicando errado.

O condicionador é importante para desembaraçar os fios sem quebrá-los e para fechar as cutículas. Mas, não deve ser aplicado na raiz, nem em grande quantidade, e precisa ser removido por completo.

Publicidade

Além disso, precisa testar diferentes marcas e tipos até encontrar um que ofereça o resultado perfeito, e não se preocupe, pois existem condicionadores baratos que chegam a esse resultado.

3. Escovar demais e ficar passando a mão no cabelo

A escova nem deve estar na rotina de quem tem cabelo ondulado. É melhor usar só os dedos ou um pente largo, e só passar no cabelo depois de lavar, ainda molhado. Se escovar o cabelo seco, ele vai perder o formato e começar a ficar com frizz. O mesmo vale para ficar passando a mão no cabelo já seco e finalizado, pois aumenta a oleosidade e tira o formato.

4. Deixar o cabelo secar sem usar finalizador

Assim que terminar de lavar o cabelo, já aplique seu finalizador com ele ainda molhado. Se deixar para fazer isso depois que o cabelo secar, não vai ficar bom. Mesmo se umedecer de novo o cabelo, o resultado será bem diferente, com menos definição, pois o produto não vai fixar tão bem nos fios.

5. Usar leave-in com óleo

Mesmo que o seu cabelo não seja oleoso, os produtos à base de óleo tendem a deixar o cabelo mais pesado. Pode até ficar bom se você quiser um cabelo mais pesado, sem volume. Mas, precisa cuidar para não ficar com efeito de ensebado. Se for testar um creme para pentear com óleo, use menos quantidade e não passe na raiz. Faça testes para ver se gosta do resultado.

Publicidade

6. Evitar a hidratação

Todo tipo de cabelo precisa de hidratação de vez em quando. Com o tempo, os fios vão ressecando e você não entende porque tem tanto frizz ou um aspecto opaco. A dica é fazer uma hidratação semanal ou a cada quinze dias. Escolha uma máscara de hidratação para o seu tipo de cabelo e aplique entre o xampu e o condicionador, pelo tempo indicado no rótulo.

7. Aplicar cremes na raiz

Por mais que o cabelo não tenha tendência a ficar oleoso rápido, você deve evitar aplicar cremes na raiz, como condicionador, máscara de hidratação e creme para pentear. No cabelo ondulado, o mais importante é caprichar da metade para baixo, pois é nas pontas que o cabelo ficar mais ressecado.

PODE GOSTAR TAMBÉM