o que não dizer aos filhos na birra
Crédito: Freepik
em

5 Coisas para não dizer aos filhos durante um ataque de birra

Deixar a criança irritada, frustrada ou com medo não vai ajudá-la a parar de fazer birra

As crianças fazem birra porque não sabem lidar com a frustração. A função dos pais é ajudá-las a lidar com as situações em que elas não ganham o que querem. E para isso, é preciso estar munido de muita paciência e bons argumentos.

Como educar os filhos para não fazerem birra?

Dizer “sim” para tudo o que a criança pede não é bom, pois ela não aprende o valor dar coisas, e até porque não dá. Da mesma forma, dizer “não” o tempo todo, também deve ser evitado, ou a criança se tornará um adulto submisso ao que os outros lhe permitirem fazer na vida.

É preciso haver um equilíbrio para que a criança perceba o que ela pode ou não pode ter e fazer. E acima de tudo, é preciso que ela receba uma explicação do motivo pelo qual seu pedido foi negado.

Se houver essa explicação, com motivos reais (de acordo com a capacidade de compreensão de cada idade), logo a criança deixará de fazer as birras, pois já saberá o que esperar como resposta dos pais. Quando isso acontecer, parabéns! Você saberá que está no caminho certo na educação do seu filho.

Frases para não dizer ao seu filho quando ele fizer birra

Bem, na teoria é tudo muito bonito e fácil de aplicar. Mas, todos os pais sabem que a realidade não é bem assim. Mesmo tendo o cuidado de quando dizer “sim” e “não”, e dando as explicações adequadas, as birras podem continuar acontecendo até a criança entender que não precisa reagir dessa forma.

Então, no momento da birra, os pais também precisam saber o que não dizer para evitar que a criança fique ainda mais irritada e frustrada. Existem frases-chave, que são clássicas, mas que devem ser evitadas porque prejudicam o desenvolvimento da criança em lidar com os próprios sentimentos.

1. “Se você fizer isso de novo, vai ficar de castigo”

Castigo é, na verdade, um hábito do passado e nada educativo. A única coisa que você consegue com isso é deixar seu filho com medo de você, e isso é péssimo. Esqueça os castigos. Ao invés disso, abrace seu filho e deixe-o sentir o que estiver sentindo, sem dar ordens. Diga que você entende que ele está triste ou com raiva, e ofereça uma outra solução para que ele tire o foco da birra.

2. “Não foi nada”

Quando os pais dizem “não foi nada” eles querem dizer que o choro não é motivo para o que aconteceu, e que está tudo bem. Mas, o que a criança entende é que o sentimento dela naquele momento não é importante. Só que na verdade é sim muito importante. Não iniba seu filho de sentir raiva, dor ou tristeza. Dê atenção ao sentimento, dê beijos, abraços e crie uma distração.

3. “Se comporte ou o bicho-papão vai te pegar”

As crianças pequenas vivem em uma mistura de fantasia e realidade, e é por isso que elas acreditam nos monstros. Pode até ajudar a fazer seu filho parar de fazer birra, mas você estará incentivando o medo e a insegurança no seu filho. Essa “ameaça” é bem real para a criança, e poderá criar um trauma no inconsciente por toda a vida, se refletindo na formação da sua personalidade.

4. “Se você parar de gritar eu te dou um presente”

Essa frase está dizendo: “se você começar a fazer birra, eu vou te dar um presente para você parar”. Ou seja, a criança vai enxergar a birra como uma forma de ganhar uma recompensa. Você vai criar uma grande contradição na mente do seu filho quanto ao que é certo e errado; vai ensiná-lo que tudo é negociável se ele bater o pé; vai impedi-lo de entender que existem limites e regras a serem respeitados.

5. “Amanhã a gente compra o brinquedo que você quer”

Não minta para o seu filho. Ele vai se lembrar que amanhã é o dia de ganhar o tal brinquedo, mas esse dia não vai chegar, e ele vai deixar de confiar em você. Sua palavra passará a ser irrelevante. Seja sincero e diga que ele não vai ganhar o brinquedo agora porque não é o momento de ganhar brinquedos. Lembre-o de com os brinquedos que ele já tem podem ser muito legais.

quando dizer não aos filhos

Amar os filhos é saber dizer não a alguns pedidos deles

Paulista centenária venceu gripe espanhola e agora costura máscaras para covid-19

Paulista centenária venceu gripe espanhola e agora costura máscaras para covid-19