em

Naftalina espanta pombos? Descubra se sim ou não

A naftalina espanta pombos quando amassada, mas existem outras formas de manter essa praga longe.
naftalina espanta pombos
Crédito: Pxhere

O pombo é um dos animais mais perigosos para o ser humano quando o assunto é transmissão de doenças, mas matá-los é proibido por lei. Isso faz com que muita gente apele para alternativas como naftalina espanta pombos. Há controvérsias se o método é realmente eficaz ou pode até piorar o problema, já que o produto não deixa de ser tóxico e nocivo à saúde.

Naftalina espanta pombos: sim ou não?

Sim, mas não é o meio mais eficaz para isso. O forte odor de produtos como a naftalina e a creolina faz com que pombos e outras pragas queiram ficar longe da sua casa, mas para que dê certo o ideal é que você compre as bolinhas e amasse com um martelo. Depois espalhe pela garagem, sacada ou quintal para que o odor fique mais intenso e propague pelo ambiente.

Mas cuidado, pois em grande quantidade nem você vai querer ficar dentro de casa suportando o cheiro de “coisa velha”. Vale lembrar, no entanto, que o método mais indicado por especialistas para espantar pombos é o repelente em gel ou eletrônico.

Outras dicas para espantar pombos

Mais uma vez, é bom lembrar que o Código de Defesa Florestal (Lei nº 9.605/95) proíbe a matança de qualquer animal, inclusive os pombos, e quem for pego cometendo o crime paga multa e pode até pegar cadeia. Além da naftalina, existem outros métodos para se livrar dessa praga.

Cuide da limpeza da casa

Deixar o lixo destampado, restos de comida pelas áreas abertas e até manter a ração dos cães e gatos em local de fácil acesso atrai pombos e até outros animais, como pardais e ratos. Manter a limpeza e higiene da casa é uma forma de deixar essas aves longe.

Use fios de nylon

Nos locais onde os pombos costumam ficar empoleirados coloque alguns fios de nylon como se fossem varais, a uma altura média de 10 centímetros do chão. Eles terão dificuldade para se equilibrar e irão procurar outro espaço. Espirais de aço ou de plástico no muro também funcionam, pois tornam o pouso mais difícil.

Pendure CDs e espelhos

Parece loucura, mas o reflexo dos CDs e dos espelhos incomoda os pombos e faz com que eles mudem de lugar. Além disso, é uma forma de decorar o ambiente.

Coloque redes de proteção

Se os outros métodos não funcionarem, coloque redes de proteção nas portas, janelas e até portão para evitar que os pombos tenham fácil acesso à sua casa. Cubra também os vãos nos telhados e calhas, que são locais onde os pombos costumam se abrigar e fazer ninhos.

Outros animais que a naftalina espanta

A naftalina espanta pombos e praticamente todos os animais com seu cheiro forte, e é altamente recomendado mantê-la em locais de difícil acesso caso você tenha cães ou gatos em casa. Apesar de não matar, ela pode gerar uma intoxicação perigosa.

No geral, os mais afetados pelo odor forte e desagradável são insetos como mariposas, traças e aranhas, além de ratos, morcegos, esquilos e gambás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

anel permite sentir o batimento cardíaco
Anel permite sentir o batimento cardíaco de seu parceiro em qualquer lugar do mundo, em tempo real
alimentos que causam enxaqueca
7 Alimentos que causam enxaqueca e outras causas