naftalina afasta escorpião
Crédito: Pixabay
em

Naftalina afasta escorpião?

Veja o que pode fazer para manter os escorpiões longe da sua casa

A naftalina é um produto químico que já foi muito usado pelas mães e avós para espantar as traças dos armários. Inclusive, sem saber do grau de perigo que esse composto oferece, elas acabavam deixando em cantinhos onde as crianças alcançavam ou deixavam fora do plástico protetor, aumentando o risco de intoxicação por causa do gás tóxico que a naftalina libera. Então, se essa substância faz tanto mal para humanos, será que naftalina afasta escorpião também? Veja a seguir.

Naftalina afasta escorpião: sim ou não?

Embora seja um produto muito forte, não recomendado para uso doméstico e que afasta traças e baratas, não se pode dizer que a naftalina afasta escorpião com a mesma eficácia.

Isso porque esse aracnídeo possui sensores que detectam risco químico no ambiente, então ele simplesmente sabe qual caminho ignorar e encontra outra entrada. Ele é mais resistente do que as baratas e as traças, então nem mesmo uma grande quantidade de naftalina faria efeito, somente colocaria a saúde das pessoas em risco.

Outras dicas para afastar escorpião

naftalina não afasta escorpião
Crédito: Wikimedia Commons

O mito de que naftalina afasta escorpião já foi resolvido. Agora, veja métodos que funcionam para manter os escorpiões longe da sua casa.

Previna a umidade

Os escorpiões gostam de ficar escondidos em lugares úmidos. Então, tenha o cuidado de prevenir a umidade na sua casa, especialmente nos cantinhos mais escuros e que ninguém mexe. Esses são os ambientes ideais para os escorpiões morarem. Mantenha a casa bem ventilada e evite entulhos, seja dentro de casa ou no quintal.

Livre-se dos insetos

Os escorpiões se alimentam de insetos. Então, uma das formas de afastar os aracnídeos, é primeiro eliminando moscas, baratas e até suas irmãs aracnídeas, as aranhas. Ao resolver um problema estará resolvendo dois.

Mantenha a cozinha limpa

Além dos insetos, os escorpiões também comem algumas migalhas de alimento humano. Então mantenha a cozinha sempre limpa, nas bancadas, sobre a mesa e no chão, passe um pano e coloque um pouco de bórax em volta da pia para repelir o escorpião que tentar subir pelo ralo.

Mantenha o quintal limpo

Ao redor de casa, mantenha a grama aparada, evite deixar ambientes escuros e úmidos, próprio para os escorpiões se abrigarem. Roce a grama com frequência, mantenha tudo limpo e não acumule objetos desnecessário.

Tampe buracos e rachaduras

Dê uma boa olhada em volta da sua casa e observe se encontra pequenas rachaduras ou buracos. Os escorpiões entram em casa por essas pequenas passagens. Utilize silicone ou cola quente para fechar essas frestas e deixar os escorpiões com uma oportunidade a menos de entrar.

Elimine os escorpiões

Por fim, tome muito cuidado se vir um escorpião em sua casa. Não perca-o de vista e tenha por perto algo que possa usar para remover o animal com segurança. Se quiser procurar por escorpiões na sua casa porque está desconfiado de ter um ninho, prefira fazer isso à noite, usando uma lanterna, pois eles brilham no escuro e só saem do esconderijo quando já está escuro.

Se for picado por um escorpião vá imediatamente ao hospital. Se for possível, capture o animal, coloque-o dentro de um pote de vidro com tampa bem fechada e leve junto. Assim a equipe médica poderá identificar a espécie e utilizar o tratamento mais eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sintomas de intolerância à lactose

9 Sintomas de intolerância à lactose

mousse de chocolate

42 Receitas de mousse de chocolate para todos os gostos