murumuru propriedades e produtos
Crédito: Wikimedia Commons
em

Murumuru: uma matéria-prima para cuidar dos cabelos

Essa planta brasileira que já ganhou o mundo com suas propriedades hidratantes e nutritivas para o cabelo

O murumuru é mais uma das maravilhosas plantas brasileiras que, ao serem transformadas em óleo ou manteiga, servem para melhorar a saúde dos cabelos, compondo produtos cosméticos de vários tipos.

A palmeira murumuru já era usada há muito tempo na Amazônia, mas apenas por causa da sua madeira, servindo de matéria-prima para a produção de bijuterias, botões, cestos e outros produtos artesanais. As propriedades das castanhas dessa palmeira não eram conhecidas. Mas, hoje elas são, e é da sua colheita que são retirados os insumos para a produção industrial de cosméticos.

Benefícios

O murumuru é usado principalmente para produtos capilares, pois a manteiga da sua castanha é rica em ácidos gordos essenciais e ácido láurico, que ajuda a fortalecer o cabelo sem pesá-lo. Produtos de cabelo com esse ingrediente são ótimos para quem está com os fios secos e danificados, e podem ser usados em todos os tipos de cabelo.

Como usar o murumuru na pele e no cabelo?

A melhor forma de obter as propriedades da castanha murumuru no cabelo é comprando produtos feitos com essa matéria-prima. Muitas marcas de cosméticos já produzem, e os preços são bem variados, para todos os bolsos. Veja algumas opções:

Máscara Capilar Ekos Murumuru

Crédito: Natura

Linha completa Haskel Murumuru para cabelo

Crédito: Haskel

Xampu Manteiga de Murumuru & Rosa Love, Beauty and Planet

Crédito: Love, Beauty and Planet

Creme de tratamento 2 em 1 Caju e Murumuru Skala

Crédito: Skala

cuidados com a planta falsa érica

Planta Falsa Érica: aprenda a cultivá-la em casa

quanto custa construir uma casa

Quanto custa construir uma casa? Saiba o que deve considerar