desafios das mulheres negras
Crédito: Freepik

Como mulheres negras sofrem mais – na vida real e virtual

Todos os aspectos da vida de uma mulher negra no Brasil são afetados pelo racismo e o machismo. Tire sua venda e faça parte da mudança

Publicidade

Apenas as mulheres negras podem dizer com propriedade quais são os principais desafios e as maiores dificuldades de viver em uma sociedade racista e machista como é o Brasil. Mas, é dever de todos os cidadãos buscar conhecimento sobre esses temas para saber como contribuir do jeito certo na luta contra o racismo e o machismo. Os passos são lentos, porém precisam continuar rumo à igualdade social para todos.

No mercado de trabalho, mulheres negras ganham menos do que mulheres brancas

Você, que não é uma mulher negra, sabia que a desigualdade no mercado de trabalho não acontece apenas entre homens e mulheres, ou entre pessoas negras e pessoas brancas? Ela também acontece entre as mulheres negras e brancas que ganham salários diferentes, ainda que tenham o mesmo nível de capacitação profissional.

A mulher negra sofre o dobro no âmbito da estética

No sentido da estética, que envolve a autoestima de qualquer pessoa, a mulher negra já se vê inferiorizada por conta da cor da sua pele. Além de não encontrar a mesma variedade de produtos de beleza no mercado para sua pele e seu cabelo, ela ainda enfrenta todas as mesmas questões da mulher branca no que diz respeito aos padrões estéticos impostos pela sociedade, como ser gorda ou ser muito magra. E como se não bastasse, se ela for um “mulherão” ainda é taxada de ser a “mulata globeleza”.

A falta de representatividade na mídia

A falta de representatividade é responsável por cancelar a saúde mental e a dignidade de muitas mulheres negras que não se veem com o mesmo espaço na sociedade para que consigam se encorajar a irem além de onde estão. É claro que conquistar um espaço igualitário na sociedade não é apenas uma questão de coragem, mas sim de oportunidades provenientes da igualdade social. No entanto, a representatividade dá força e autorreconhecimento para buscar os seus direitos.

Publicidade

O assédio virtual às mulheres negras é maior

Todas as mulheres, brancas e negras, sofrem muito com o assédio virtual em diferentes níveis. Mas, esse assédio é ainda maior com as mulheres negras por conta do racismo que está encrustado na sociedade e, como consequência, da visão objetificada que se construiu sobre a mulher negra. Esse é mais um tema muito importante para conhecer melhor.

Violência é a maneira com que a sociedade trata a mulher negra

Agir com violência, não apenas física, é a forma que a sociedade racista e machista utiliza para rebaixar as pessoas negras, e principalmente as mulheres negras, que são caladas todos os dias pela negligência da sociedade e pela falta de acesso aos seus direitos, como se eles não existissem. A luta das mulheres negras por espaço, reconhecimento e respeito é em todos os sentidos.

PODE GOSTAR TAMBÉM