malefício dos produtos de limpeza
Crédito: Freepik
em

Excesso de exposição a produtos de limpeza pode danificar os pulmões como fumar 20 cigarros ao dia

Dê preferência para ingredientes naturais, que não contenham químicos, como vinagre, limão e bicarbonato de sódio

Os produtos de limpeza são as principais armas que as pessoas usam contra germes em casa. Você tem um produto para o piso, outro para o vaso sanitário, mais um para as bancadas e um outro para os vidros. Eles parecem ser a melhor solução para manter tudo limpo e a família protegida. Mas, será mesmo? É preciso conhecer os limites e os cuidados de uso.

O motivo é um estudo que sugere que se expor diariamente e a longo prazo aos produtos de limpeza industrializados, especialmente em spray, pode aumentar o risco de danos nos pulmões, semelhante a fumar 20 cigarros por dia.

O que diz o estudo

O estudo em questão foi publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, e consistiu em investigar produtos de limpeza doméstica, incluindo sprays e outros tipos, para descobrir como eles podem danificar as funções dos pulmões.

O estudo analisou 6 mil mulheres, tanto faxineiras profissionais quanto as que limpam só a própria casa, em um período de 20 anos.

Ao longo de todos esses anos, foi analisado o impacto a longo prazo dos produtos de limpeza na saúde respiratória, incluindo declínio da função pulmonar e obstrução das vias aéreas. Para isso, foram feitos testes de volume expiratório forçado em um segundo, que é a quantidade de ar que você pode soprar dos pulmões em um segundo.

Os cientistas também analisaram a capacidade vital forçada. É a quantidade de ar que você pode soprar para os pulmões depois de respirar fundo e profundamente.

Embora esses dois fatores respiratórios diminuam naturalmente a partir dos 20 anos de idade em todas as pessoas, o estudo constatou que o uso regular de produtos químicos de limpeza acelerava o declínio pulmonar.

Portanto, limpar a casa uma vez por semana por mais de 20 anos iniciou danos pulmonares significativos nas mulheres.

Já nas mulheres que trabalhavam como faxineiras, os danos nos pulmões foram como os danos de fumar 20 cigarros diariamente por 10 a 20 anos.

Os pesquisadores levantam a hipótese de que os ingredientes irritantes dos produtos de limpeza causam vários danos, incluindo:

  • Disparando a disfunção do sistema imunológico;
  • Provocando inflamação nas mucosas;
  • Danos às vias aéreas no nível celular, estrutural e tecidual.

O que fazer então?

Você não vai simplesmente parar de usar produtos de limpeza para deixar sua casa mais limpa e cheirosa. Mas, pode seguir essas recomendações dos especialistas:

  • Reduza a frequência de uso dos produtos de limpeza industrializados;
  • Evite produtos de limpeza em spray. Se precisar usá-los, borrife primeiro em um pano para reduzir o número de gotículas que você respira;
  • Use panos de microfibra ou panos de microfibra e água para limpar o pó, sem usar produto químico;
  • Use ingredientes como vinagre branco, bicarbonato de sódio e sabão de castela para fins de limpeza;
  • Quando precisar de um limpador mais potente, use óleos essenciais que eliminam germes;
  • Em caso de dúvida, escolha produtos sem perfume;
  • Se você usar óleos essenciais, evite usar em dias com alto nível de ozônio. E não use filtros de ar em sua casa que criem ozônio;
  • Evite sabão antibacteriano, incluindo o ingrediente ativo triclosan e ingredientes usados ​​para substituir o triclosan;
  • Nem sempre confie em produtos de limpeza “verdes” ou “naturais”. Um estudo de 2015 descobriu que muitos agentes cancerígenos e fragrâncias tóxicas estavam nesses produtos, tanto quanto estavam nos limpadores comuns comprados em lojas.

Veja também: Como desinfetar a geladeira com receitas simples, baratas e seguras

vinagre na batata frita

Use vinagre para ter batatas fritas sequinhas e crocantes

fonte de vinho gratuita na italia

Numa cidade italiana, uma fonte oferece vinho 24 horas por dia