mudanças grandes e pequenas para pets ficarem confortáveis
Crédito: Freepik

3 Mudanças pequenas e 3 grandes para deixar sua casa muito mais confortável pro seu pet

O conforto vai ser para o pet e também para você que terá uma casa organizada e fácil de manter limpa

Publicidade

Se você quer que seus cães e gatos se sintam tão à vontade em casa quanto você se sente, então pode planejar fazer algumas adaptações no ambiente. Essas adaptações mantêm a casa bonita e organizada, facilitam a manutenção e limpeza, além de oferecerem um ambiente mais acolhedor e agradável para os animais e a convivência entre vocês. Afinal de contas, o seu pet vai estar feliz quando sentir que você também está feliz.

Mudanças pequenas

Crédito: Freepik

Para começar, confira as mudanças pequenas, que são mais fáceis de adaptar, dão menos trabalho e demandam menor investimento. Assim, você se anima para começar agora mesmo.

1. O espaço do pet

Escolha um cantinho da casa para colocar os utensílios e acessórios do seu pet, de modo que ele possa usufruir desse espaço. Nesse local podem ficar os potinhos de água e ração, o saco de ração e outras comidinhas para abastecer, um paninho para ele ficar em cima e se limpar, além da coleira com guia para passeio e da escovinha para os pelos. O animal vai sentir que a casa é dele também.

2. Brinquedos como parte da decoração

Para os gatinhos você pode instalar prateleiras bem firmes nas paredes, pois eles adoram andar pelas alturas e saltar de um lugar para o outro. Essa é uma dica simples de colocar em prática e não custa caro.

Publicidade

Para os cães, a dica é reunir os principais brinquedos deles dentro de um cesto bem bonito que pode ficar na sala, no home office ou outro lugar que vocês passem mais tempo juntos. Assim, ele pode aprender até a guardar tudo no cesto quando terminar de brincar, e vai gostar de ter seus brinquedos sempre por perto.

3. Cuidado com as plantas

Se você gosta de cultivar plantas ou quer começar a cultivar, atente-se para as espécies que são tóxicas para os animais. O ideal é que eles não mexam nas plantas, mas como você não pode garantir, é melhor evitar ou pelo menos deixar fora do alcance deles.

Veja essas dicas de plantas que não fazem mal aos pets.

Mudanças grandes

Crédito: Freepik

Para evitar que o seu pet estrague piso, paredes e móveis, essas mudanças maiores também podem ser feitas.

Publicidade

1. Tinta lavável nas paredes

É comum que cães e gatos se esfreguem nas paredes ou deixem marcas de patas. Para evitar essas manchas, o melhor a fazer é pintar as paredes com uma tinta acrílica que seja lavável. De preferência, evite as cores mais clarinhas.

2. Piso adequado

Se for possível adaptar o piso para evitar que fique arranhado pelo seu pet, essa também é uma boa opção que vai trazer mais conforto para todos em casa. Os pisos de madeira são os menos recomendados.

Os pisos sintéticos, como vinílico e laminado, não são bons principalmente se o pet entra com as patas molhadas. O ideal é usar azulejo ou porcelanato que são opções muito fáceis de limpar e mais difíceis de arranhar.

Publicidade

3. Proteção nos móveis

Por mais que o seu pet goste de morder ou afiar as unhas nos estofados e cortinas, os móveis acabam estragando e o desconforto é geral: para você e para eles também. Então, ensine os gatos a usarem os arranhadores e veja como fazer os cachorros pararem de destruir tudo.

E, para ajudar enquanto eles estão aprendendo, prefira evitar revestimentos e tecidos mais sensíveis, como cortina de voal ou linho, tapetes muito peludos e difíceis de lavar, além de tecidos para sofás que são difíceis de encontrar para consertar. Dê preferência para persianas de rolo, tapetes finos de fibras sintéticas e estofados estampados e mais grossos.

PODE GOSTAR TAMBÉM