como fazer mudança radical na decoração
Crédito: Freepik
em

Dicas para fazer uma mudança radical na decoração da sua casa

Para radicalizar sem gastar muito de uma só vez, escolha uma mudança para fazer em cada mês

Radicalizar quer dizer mudar tanto a ponto de parecer outra coisa. Se é esse tipo de mudança que você quer fazer na sua casa toda ou em alguns cômodos, saiba que não é preciso demolir e reconstruir. Existem algumas dicas ótimas que o vão ajudar a transformar os ambientes, sem precisar de um projeto de arquitetura e sem gastar mais do que pode. Veja só.

Mude a cor das paredes

Quando você muda a cor das paredes, toda a atmosfera do ambiente se transforma. Só precisa pensar bem na cor que vai usar, pois quanto mais escura ou estampada, menor vai parecer o cômodo. Então, se você já tem um cômodo pequeno, prefira cores claras. Se tem um cômodo enorme e deseja deixá-lo mais acolhedor, pode investir em algumas paredes escuras.

As formas de fazer essa mudança de cor também variam, conforme o trabalho que você está disposto a ter e o quanto deseja investir. Você pode usar tinta mesmo, também pode usar papel de parede, placas de gesso ou de PVC e pode até fazer uma das paredes com glitter.

Mude o piso

Geralmente, mudar o piso requer aquele desagradável quebra-quebra para arrancar um piso e instalar outro. Mas nem sempre é necessário fazer isso. Se você tem um piso bem nivelado, seja de madeira ou de azulejo, e quer mudar para uma opção que seja bonita, mais moderna e prática, pode colocar um piso vinílico ou laminado por cima do piso atual. Nesse caso é recomendado investir na mão de obra para que a instalação fique perfeita.

A praticidade e a transformação no visual valem o investimento. Além do mais, esses dois tipos de revestimentos oferecem mais vantagens, como a proteção térmica e acústica dos ambientes. São ótimos para quem mora em apartamento e não quer incomodar o vizinho de baixo ao andar calçado pela casa.

Faça um novo revestimento nos móveis

Se você leva jeito para artesanato e tem todas as ferramentas necessárias, pode transformar seus móveis por conta própria, seja revestindo os estofados com novos tecidos ou fazendo uma nova pintura nas mesas, armários, bancos e outras peças.

Se não quiser fazer por conta própria, escolha um bom restaurador de móveis ou estofador para fazer essa mudança com qualidade, escolhendo suas cores e estampas preferidas. Com certeza vai ser uma mudança radical, sem precisar comprar móveis novos.

Se quiser tentar pintar os móveis por conta própria, veja essas dicas de como pintar MDF.

Coloque quadros e espelhos nas paredes

Além de mudar a cor das paredes, outra dica que transforma os ambientes é colocar quadros e espelhos nas paredes. Como ficam na altura dos olhos, você vai ver a mudança sempre que entrar no cômodo, e ela vai impactar no visual do ambiente por completo. Veja essas dicas ótimas de como decorar paredes com quadros e escolha seu estilo preferido.

Coloque tapetes no piso

Os tapetes sozinhos não causam uma mudança tão grande. Mas, se forem colocados junto com outras dicas que você viu acima, aí sim serão um ótimo complemento para uma mudança radical na decoração. Você pode colocar tapetes grandes ou pequenos, neutros ou coloridos, lisos ou estampados, com fios longos ou curtos. Modelos não faltam, só precisam combinar com o estilo de decoração que deseja fazer.

Se quiser uma dica artesanal, veja como transformar toalhas de banho em tapetes.

Inclua muitas plantas na decoração

Decorar a casa com plantas é uma das principais tendências da decoração atual. Mas, é claro que você precisa gostar de cuidar de plantas para ter sucesso nessa escolha. Afinal, elas são seres vivos e precisam de atenção quase que diária. Se você gosta, certamente vai amar o resultado da decoração da sua casa, totalmente transformada com várias plantas. Veja essas dicas de como ter mais espaço para plantas em casa.

propriedades e como cuidar da dedaleira

Dedaleira: conheça mais sobre essa planta medicinal e ornamental

dr. visadal santos volta ao trabalho

Médico suspende aposentadoria para trabalhar de graça durante a pandemia