em

Como ajudar seu filho a ter mais motivação para estudar

A motivação é um fator essencial para o aprendizado dos seus filhos.
motivacao para estudar
Créditos: Pxhere

A educação dos filhos requer a participação dos pais, que muitas vezes não sabem como os ajudar. Auxiliar na aprendizagem das crianças é essencial e não é uma tarefa fácil. Uma boa forma de os tornar mais independentes nos estudos é aplicar discretamente algumas técnicas que lhes ajudem a ter mais motivação para estudar.

8 Dicas para motivar seu filho a estudar

Lembre-se que nem todas as técnicas de estudo funcionam para todas as pessoas. No entanto é importante apresentar às crianças uma variedade de metodologias para que elas passem a utilizar aquelas que mais se adequem a sua forma individual de aprendizagem.

Apresentar pessoas de sucesso

motivacao para estudar pessoas de sucesso
Créditos: Caras

Mostre aos seus filhos pessoas que obtiveram sucesso em diferentes áreas e profissões. Um grande erro dos pais nesse ensinamento é mostrar apenas o sucesso alcançado pela pessoa sem valorizar o esforço aplicado por elas. Muitos veem pessoas de sucesso como gênios, deixando de humanizá-los e apresentando-os como super-heróis. No entanto, não é bem assim que funciona.

Pesquise sobre todo o percurso dessas pessoas de sucesso, e mostre ao seu filho também as dificuldades e superações que o indivíduo vivenciou. Cada um tem a sua luta e seu desenvolvimento, e com o seu filho não será diferente.

Descubra a dificuldade do seu filho

Cada pessoa tem suas dificuldades, e você não pode ajudar o seu filho se não identificar as dele. É de extrema importância a participação dos pais nessa fase, pois as escolas aplicam um método de ensinamento que se encaixa no método de aprendizagem da maioria das pessoas, porém o seu filho pode não se encaixar nela e isso é completamente normal.

Por isso, busque perceber quais são as dificuldades do seu filho. Talvez ele tenha dificuldade em associar palavras, ou dificuldade de leitura, ou maior facilidade em entender com imagens. É a partir da identificação desses obstáculos que você será capaz de introduzir maneiras de aprendizagem que se encaixem nas suas.

Mostre aplicações práticas

As crianças são ótimas aprendizes, e o questionamento é algo muito importante que elas efetuam facilmente. É muito comum que a criança se pergunte o “porquê” das coisas, por isso a apresentação de aplicações práticas é tão importante. Mostre situações reais nas quais aquele estudo pode ser aplicado, e exponha a maior variedade de exemplos que você puder.

Ensinar a estabelecer metas

Ensine o seu filho a estabelecer metas de curto e de longo prazo. Lembre-se que uma meta a longo prazo pode ser frustrante, principalmente na “Era da Internet”, em que tudo acontece rapidamente. Ensine a criança a dividir uma grande meta em pequenas metas.

Se o objetivo é atingir a nota máxima em alguma disciplina, exponha os pequenos obstáculos que devem ser superados para que isso se concretize. Essa é uma boa forma de provar rapidamente que o esforço vale a pena, gerando satisfação pessoal ao invés de frustração ou sentimento de incapacidade.

Reconheça o esforço

motivacao para estudar reconhecer o esforco
Créditos: YourStory

Esta etapa tem um grande impacto no desenvolvimento de uma criança. É de extrema importância que você, como responsável, valorize o esforço realizado pelos seus filhos. Diante de suas conquistas, diga frases como “você é muito capaz” e “você é muito esforçado”, pois assim mostra o quanto aquele esforço valeu a pena, mesmo diante de dificuldades.

Dizer frases como “você é muito inteligente” pode ser algo destrutivo a longo prazo, pois diante de uma falha a criança acreditará que ela é exatamente o contrário de inteligente.

Além disso, não valorize apenas a conquista final, mas sim todo o caminho percorrido pela criança para que ela alcançasse esse resultado, incluindo cada pequeno obstáculo ou sentimento frustrante durante ele. Isso mostra superação dos momentos e experiências ruins graças ao esforço aplicado, dando ainda mais motivação para estudar.

A vida é feita de altos e baixos

O sucesso em alcançar um objetivo é muito bom, mas todas as pessoas estão sujeitas a falharem e isso é completamente normal. A vida é realmente feita de altos e baixos, de felicidades e tristezas, de vitórias e derrotas. Não deixe que o seu filho veja o mundo apenas como experiências felizes, pois essa não é a realidade.

É durante as dificuldades que o as pessoas têm suas capacidades desafiadas, e nelas você pode tirar grandes aprendizagens. Cada dificuldade exige ainda mais esforço da sua parte, e se você for persistente e esforçado, você terá maiores chances de conquistar seus objetivos.

Evite constrangimentos

Um grande problema que pode levar o seu filho a perder a motivação para estudar é o constrangimento em público. A sensação de sentir-se humilhado leva à desmotivação. No entanto, também esteja por perto quando o mal já estiver feito por terceiros. Busque motivá-lo e incentivá-lo a esforçar-se ainda mais.

Não critique o educador

As crianças têm a grande capacidade de criar admiração por um bom educador. Por isso, se você criticá-lo, evite fazê-lo perto dos seus filhos. Escutar que o seu professor ou escola são fracos e ensinam mal corrompe a motivação para estudar que a criança talvez tivesse, gerando desânimo e desinteresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

chá de canela-de-velho
Para que serve e como preparar chá de canela-de-velho
sabonete de babosa
Para que serve e como fazer sabonete de babosa