mosquito passa covid-19
Crédito: Freepik
em ,

Mosquito passa covid-19? Saiba como é a transmissão da doença

A princípio, não há motivos para se preocupar com as picadas de mosquito, ao menos quanto o assunto é coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a forma de transmissão do coronavírus ocorre de pessoa infectada para pessoa sadia, através de gotículas respiratórias ou do contato direto a menos de 1 metro de distância. As secreções da pessoa estão contaminadas, então a transmissão pode ocorrer por gotículas de saliva que estejam nas mãos, rosto ou roupas, no espirro, na tosse, no catarro e também no contato com superfícies contaminadas seguido de contato com boca, nariz ou olhos. Mas, uma dúvida que muitas pessoas estão tendo é se a picada de mosquito passa covid-19.

Coronavírus é transmitida por mosquito?

Também segundo o Ministério da Saúde, até o momento só se pode confirmar que a covid-19 é transmitida das formas mencionadas acima. Até então não há qualquer confirmação de transmissão via animais ou insetos, ao menos não no caso desse novo vírus que está na ativa atualmente.

Segundo especialistas da American Mosquito Control Association, até o momento não existem dados que confirme que picada de mosquito passa covid-19, e o mesmo vale para os carrapatos. Para que isso aconteça, seria necessário que o vírus se replicasse dentro do mosquito.

Informação semelhante é passada pelo biólogo Átila Iamarino, doutor em microbiologia pela USP, que diz que para o mosquito ser infectado pelo vírus e levar a doença para outra pessoa através da picada, o vírus teria que estar no sistema circulatório e ser sugado pelo mosquito através da picada. Veja o que ele diz neste vídeo abaixo:

Quais os sintomas de coronavírus?

Os principais sintomas de coronavírus conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar. No entanto, nem todas as pessoas infectadas apresentam estes sintomas, enquanto pessoas debilitadas, como doentes e idosos, podem ter estes sintomas agravados caso não procurem tratamento médico logo no início.

É válido lembrar que os sintomas podem levar de 5 a 12 dias para começarem a aparecer, mas nesse tempo a pessoa já pode estar infectada e transmitir o vírus para os outros. Por isso que é tão importante respeitar a quarentena e os cuidados para a prevenção.

Como se prevenir do coronavírus

  • Mantenha desinfetados objetos de uso frequente, como celulares, brinquedos, bancadas, maçanetas e corrimões;
  • Lave o rosto, em especial as narinas, sempre que chegar em casa e algumas vezes ao dia caso trabalhe fora;
  • Em seguida, lave muito bem as mãos com água e sabonete, secando com toalha de papel;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas;
  • Mantenha a casa e o local de trabalho bem ventilados;
  • Não cumprimente as pessoas com as mãos ou dando beijinhos;
  • Mantenha os idosos em casa.
usar ibuprofeno para coronavírus

Ibuprofeno para coronavírus: sim ou não? Veja o que pode tomar

Sobreviver ao covid-19

Sobreviver ao covid-19: quais são as chances reais?