Menu

Moreia: como plantar e cuidar da planta

Essa linda planta ornamental fica linda decorando jardins e é bem fácil de manter

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

Se você está planejando fazer um projeto de paisagismo ou só renovar as plantas do seu jardim, a moreia é uma boa espécie para investir. É uma planta resistente a baixas e altas temperaturas, fica baixinha, porém volumosa, pois suas folhas longas e finas formam tufos de onde brotam delicadas flores amarelas ou brancas.

O nome científico dela é Dietes iridioides e sua origem é africana. Fácil de manter, ela pode passar o dia no sol e os nutrientes duram bastante tempo. Veja como plantar e dicas de cuidados para que o seu canteiro de moreia floresça e dure muito tempo.

Como plantar moreia

Crédito: Wikimedia Commons

As belas flores dessa planta vão aparecer na primavera e no verão com um pouquinho do outono. São ótimas para colocar na base de muros ao redor do jardim e esconder falhas, pois elas crescem rápido e suas touceiras ocupam todo o espaço.

1. Prepare o solo

Para o preparo do solo, seja nos canteiros ou jardineiras, utilize fertilizante orgânico, terra de jardim, terra vegetal e também um pouco de areia grossa para que a drenagem do solo seja mais eficiente. Misture tudo muito bem para deixar a terra fofa e leve.

Publicidade

2. Abra as covas

Na hora de abrir as covas, tome o cuidado de deixar pelo menos 30 centímetros de distância uma da outra, pois a planta desenvolve tufos bem densos. Abra a cova da profundidade da raiz, mas mexa bem a terra um pouco mais abaixo para ficar fofa e facilitar o enraizamento da planta.

3. Plante

O local do plantio precisa ser espaçoso. Se for uma jardineira, deve ser bem grande, mas o melhor é que plante em canteiros mais profundos. Coloque a muda na cova, tampe a parte do rizoma, faça uma rega e pronto. Depois é só acompanhar seu crescimento, mantendo a terra úmida.

Veja também como plantar rosas em jardim e em vaso

Dicas para cuidar

Crédito: Wikimedia Commons

As folhas vão crescer e ficar bem longas. Nunca deve podá-las em seu comprimento, nem na ponta, pois perde o visual que ela oferece. Se notar folhas secas para remover, retire pela base.

Publicidade

Algumas vezes a touceira fica muito grande e não vale a pena tirar as folhas secas uma a uma. Então o melhor a fazer é o replantio. Retire a planta toda da terra com uma pá, limpe as raízes removendo os excessos, e assim vai limpando a touceira toda. Divida-a em várias mudas pequenas, depois replante, com uma terra adubada e uma boa rega.

Mesmo sendo uma planta bem resistente, lembre-se de regá-la periodicamente, caso não tenha chovido, para que ela não fique ressecada e morra. A adubação pode ser feita apenas uma vez ao ano com NPK ou farinha de osso, que seja rico em fósforo. Para fazer um replantio pode guardar uma parte do rizoma da planta, que é a base de onde começa o broto e replantar.

Leave a Reply

Sair da versão mobile