Comunidade mobiliza-se e faz ponte que prefeitura tinha prometido!

Uma ponte custaria 20 milhões de reais, segundo os cálculos da prefeitura, custou 5 mil reais quando foi feita pelos moradores.

Publicidade

Foram necessários vinte anos para que a comunidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, visse pronta a ponte que põe em comunicação dois barros. Na verdade, para que possam atravessar o rio, os habitantes precisavam andar a pé por, mais ou menos, dois quilômetros. Era mais do que necessária uma comunicação mais fácil entre ambas as margens, para que os serviços como posto de saúde e transportes rodoviários ficassem acessíveis para todas as pessoas. Na realidade, havia uma ponte de madeira feita de improviso, mas não era o ideal para a passagem ser eficiente.

Prefeitura desiste da construção

Em abril de 2016, a prefeitura lamentou não conseguir colocar a ponte em construção devido à crise econômica. O orçamento da construção da mesma previa um gasto de dois milhões de reais. Em entrevista ao RJ-TV, Vagner Ferreira, diretor da Susesp/BM, referiu que o município não tinha capacidade financeira para levar a cabo essa obra. Seria necessário procurar capital fora do âmbito municipal, ou seja, em nível estadual ou federal, mas não tinha ideia de quando isso seria possível.

Duas habitantes organizaram a comunidade e construíram a ponte

Depois do comunicado da prefeitura, Manoelina e Juracy, duas moradoras, tiveram a ideia de gerar mobilização na comunidade. Ambas começaram a solicitar a ajuda das pessoas seja com dinheiro, equipamentos ou trabalho. E tudo deu certo, para felicidade e comodidade de toda a gente. Todos na comunidade contribuíram e o fruto do trabalho foi a ponte prometida há vinte anos. Ela ficou pronta em quatro finais de semana e meio, durante um mês, ou seja, se tivesse sido construída sem interrupções, demoraria apenas uma semana. Cerca de 130 moradores fizeram parte do projeto de construção da ponte e ela custou apenas cinco mil reais.

Características da famosa ponte

Ela tem 24 metros de comprimento, é feita de composição metálica e as colunas, assim como as rampas que permitem o acesso, são de concreto. Conforme um morador indicou, estava todo o mundo cansado de esperar e estava mais que na hora de todos porem mãos à obra. A verdade é que a existência desta ponte significa muito para a população local.

Publicidade

Vantagem para todos

Até mesmo para o comércio, ela veio ser vantajosa, indicam os moradores. O que levava dois quilômetros a percorrer, agora faz-se em pouco mais de vinte metros. Da parte da prefeitura, não houve presença, nem intromissão no processo, não tendo ainda feito nenhum comentário sobre a ponte construída pelos moradores.

O que você tem a dizer sobre esta iniciativa do povo de Barra Mansa? Você participaria na sua localidade numa mobilização semelhante? Deixe a sua opinião nos comentários!

PODE GOSTAR TAMBÉM