em

10 Receitas de molho de iogurte para saladas e carnes assadas

Um bom molho pode salvar aquele prato mais ou menos do almoço

Crédito: Pexels

Você pode comprar facilmente o iogurte natural em sua versão integral ou desnatada, no mercado ou padaria. Com um copinho você já consegue fazer um molho de iogurte delicioso para dar um toque a mais naquela comida de sempre.

Dá para comprar pronto e também fazer outras versões de iogurte caseiro com leite em pó, kefir e outros. Além de saudável e fácil de fazer, ele é muito versátil, podendo ser utilizado para fazer receitas doces e salgadas, como bolos, cremes, receitas salgadas e molhos. Aprenda a fazer as melhores versões nesse artigo.

Como fazer molho de iogurte: 10 receitas

Veja como preparar alguns tipos diferentes de molho de iogurte para deixar suas receitas ainda mais gostosas. Da mesma forma que ele fica perfeito em saladas, certamente fica maravilhoso em carnes assadas, principalmente as brancas. Experimente colocar um desses molhos em sua próxima receita de peixe ou frango assado.

1. Básica

molho de iogurte básico
Crédito: Panelinha

Primeiro de tudo, aprenda como se faz a versão básica desse molho, para usar em receitas mais elaboradas, com muitos sabores. Ele é perfeito, por exemplo, para aquela saladinha de manga, rúcula e camarão ou carnes brancas com muitas ervas, ficando mais neutro e destacando a receita original. Para preparar, vai precisar de um pote de iogurte natural, azeite de oliva, alho sal e pimenta do reino.

Veja a receita completa: molho básico

2. Light

molho de iogurte light
Crédito: Blog da Mimis

Logo em seguida, uma versão ainda mais leve, feita com iogurte natural desnatado, também facilmente encontrado no supermercado. Pode acompanhar qualquer receita, ficando leve e saboroso. Para preparar, você vai precisar de um pote de iogurte natural desnatado, sal, pimenta do reino, azeite de oliva, alho e salsinha.

Não deixe de provar: versão light

3. Com wasabi

molho de iogurte com wasabi
Crédito: Receitas sem Fronteiras

Essa versão é para quem gosta de um sabor mais acentuado, encorpado e picante. Fica perfeito com saladas mais neutras ou aquelas que levam queijo, camarão e croutons. Como é um pouco mais picante, talvez seja uma boa ideia colocar em uma molheira em separado. Para fazer, precisa de iogurte natural, wasabi em pó ou pasta, suco de limão, azeite, sal e pimenta do reino.

Teste esse sabor: molho picante

4. Com ervas

molho de iogurte com ervas
Crédito: Comida e Receitas

A receita de molho de iogurte com ervas é delicado e muito saboroso, deixando qualquer prato mais aromatizado e gostoso. O grande diferencial dessa versão é que todos os ingredientes são frescos, resultando em um complemento refrescante e saudável. Os ingredientes necessários para essa delícia são o iogurte, suco de limão, cebolinha verde, manjericão, salsinha, alho e mel.

Guarde essa receita: molho aromático

5. Com alcaparras

molho de iogurte com alcaparras
Crédito: Truques e Quitandas

A versão com alcaparras é para paladares mais direcionados, sendo associadas às uvas passas: tem quem ame e quem odeie. Mas se você pertence ao primeiro grupo, vai se deliciar com essa receita leve e gostosa. Para fazer, vai precisar de alcaparras, iogurte natural, creme de leite, maionese, alho, cebola, azeite, pimenta e sal.

Para aqueles momentos especiais: molho com alcaparras

6. Com avocado

molho de iogurte com avocado
Crédito: A Casa Encantada

A receita de molho com avocado combina perfeitamente com uma salada de legumes ou folhas, podendo ser utilizada com a combinação correta, com carnes brancas também. Ela utiliza o avocado, um tipo de abacate menor, com mais gordura e que dá um creme mais lisinho. Para preparar, vai precisar de iogurte grego, avocado, limão, alho, salsa, cebolinha, cebola, azeite e pimenta do reino.

Experimente na carne ou na salada: receita do molho

7. Com manjericão

molho de iogurte com manjericão
Crédito: Tudo Gostoso

Uma versão mais clássica fica perfeita com carnes de frango e peixe, mas também em saladas de folhas ou legumes. Se tiver frios como queijos e embutidos, dá aquele charme adicional, fazendo toda a diferença. Tem o preparo muito simples, além de ingredientes fáceis de encontrar. Vai precisar de iogurte, açúcar, limão, manjericão, sal e pimenta a gosto.

Vai da entrada ao prato principal: iogurte com manjericão

8. Com mostarda Dijon

molho de iogurte com mostarda dijon
Crédito: Segredos da Tia Emília

Para um molho de iogurte mais popular, você pode optar por essa receita que leva mostarda Dijon – aquela mais escura – em sua composição. Ela dá uma quebrada na suavidade, combinando perfeitamente com carne de frango, pois realça o seu sabor, de forma discreta. Para preparar, vai usar iogurte, a mostarda, azeite, alho, limão, açúcar, sal e pimenta preta.

Uma mistura deliciosa: molho com mostarda

9. Com mel e mostarda amarela

molho de iogurte com mostarda amarela
Crédito: Ana Maria Braga

Para a versão mais simples da receita anterior, porém com o toque único e especial do mel, faça essa deliciosa receita. São apenas três ingredientes, pronto em segundos e que vai fazer toda a diferença no seu prato. Para preparar, você vai precisar dispor dos seguintes ingredientes: iogurte natural, mel de abelhas e mostarda amarela.

Para quando só tiver a mostarda comum: receita de molho com mostarda amarela

10. Com ricota e azeitonas pretas

molho de iogurte com ricota e azeitona preta
Crédito: Ana Maria Braga

Finalmente, a última receita, provavelmente a mais diferente, pois tem em sua composição, a ricota, um queijo magro que vai dar textura e acidez à essa versão. Mais encorpada do que as outras, fica perfeita em carnes brancas e saladas de folhas, mesmo que tenha outros ingredientes. Para o preparo, vai precisar de iogurte, azeite, manjericão, ricota, alho, limão, pimenta, azeitona preta e mel.

Aprenda a fazer: receita com ricota e azeitonas pretas

salada de polvo

8 deliciosas receitas de salada de polvo para experimentar

fibras para emagrecer

Saiba como usar fibras para emagrecer! Entenda como funciona