em

Moça ou velha: o que você vê nesta ilusão ótica?

Ilusão de ótica mostra mulher velha e uma jovem na mesma imagem. Consegue encontrar as duas?
Crédito: Freepik

As ilusões de ótica certamente treinam seu cérebro e esses tipos de quebra-cabeças também ajudam a manter sua mente afiada. Na imagem em questão, você deve tentar descobrir se vê moça ou velha. Repare com atenção.

Moça ou velha?

moça ou velha ilusão de otica
Crédito: Wikimedia Commons

A ilusão de ótica que você acaba de ver tem data de mais de um século atrás. Em 1915, o cartunista britânico chamado William Ely Hill a desenhou para uma revista de humor com o título “My Wife and My Mother-in-Law” (“minha esposa e minha sogra”, em português). A legenda já instiga a ambiguidade da imagem.

A primeira aparição desse truque é ainda mais antiga: um cartão postal alemão de 1888 já possuía, com mais detalhes, um desenho que mostrava ora uma jovem, ora uma idosa. Depois de 130 anos, a figura voltou a aparecer em uma pesquisa sobre a percepção de rostos.

Estudo investigou a imagem

O estudo, publicado pela revista Scientific Reports, usou a imagem das duas mulheres em um levantamento para entender se a nossa idade influencia nesse tipo de identificação. E para receber a resposta de mais de 600 pessoas que participaram da pesquisa, os cientistas recorreram a uma plataforma online.

Os cientistas enviaram um questionário com três etapas. Sem saber que o motivo do teste era analisar as variações nas respostas de acordo com a idade, os participantes, de 18 a 68 anos, olhavam para a figura por apenas meio segundo e respondiam, inicialmente, se elas enxergavam uma pessoa ou um animal. Se a resposta fosse pessoa, avançavam com o teste para saber o sexo da pessoa. E se a resposta fosse uma mulher, tinham de escolher entre moça ou velha.

O estudo chegou à conclusão que, como estamos acostumados a interagir com pessoas da mesma faixa etária, nosso cérebro inconscientemente faz essa associação com maior facilidade.

Como funciona a ilusão de ótica?

moça ou velha cartão postal
Crédito: Wikimedia Commons

Por definição, uma ilusão de ótica é uma imagem que se vê, mas que não corresponde à realidade de forma objetiva. Ou seja, ver o que está diante dos olhos de forma errada.

Existem dois tipos de ilusão de ótica: fisiológicas e cognitivas. As do tipo fisiológico atuam diretamente no trabalho dos nervos ópticos e como eles interagem com a percepção humana.

Já o tipo cognitivo é o mais comum de ser visto. Diferentemente das ilusões fisiológicas, as cognitivas usam como base o conhecimento de mundo para confundir a mente das pessoas.

Uma ilusão de ótica do tipo cognitivo também pode brincar com a percepção de profundidade das pessoas e de geografia, fazendo objetos parecerem mais longe ou perto do que realmente estão, por exemplo.

Veja também: só 1 a cada 5 pessoas consegue achar o erro na imagem!

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como tirar manchas do rosto
Como tirar manchas do rosto? Dicas para clarear a pele
shampoo de coco
Shampoo de coco: benefícios e como usar