Menu

7 Mitos de limpeza que aprendemos errado

Pare de desperdiçar seus produtos e seu tempo fazendo limpeza do jeito desnecessário

Crédito: Freepik

Publicidade

Muitas dicas de limpeza da casa são passadas de geração em geração, parecem funcionar, mas ninguém questiona se realmente são úteis ou necessárias. Será que você pode estar desperdiçando produtos de limpeza sem saber? Será que pode estar colocando a saúde em risco ao fazer misturas que não deveria? Veja esses mitos e repense a sua forma de limpar a casa.

7 Mitos de limpeza:

1. Misturar água sanitária com outros produtos

Quando você usa a água sanitária, com ou sem cloro, nunca deve misturar outros produtos nela. É perigoso de acontecer uma reação química e machucar sua pele, fazer mal aos seus olhos ou prejudicar sua respiração.

Além disso, você não vai potencializar o efeito do produto, pelo contrário. É um desperdício, pois outros produtos podem perder o efeito quando misturados na água sanitária.

Veja também: Mulher morre depois de misturar detergente com água sanitária

Publicidade

2. Azulejo só fica limpo com sabão em pó

Com o passar do tempo, o sabão em pó pode corroer os rejuntes do seu piso e até riscar o seu porcelanato se for esfregado com a vassoura. Use o sabão em pó apenas para as roupas, pois o detergente concentrado faz o serviço de limpar o piso muito bem e de verdade, sem agredir a superfície.

3. Lavar o banheiro jogando água por tudo

Dá uma sensação maior de limpeza encher um balde com água e jogar pelo piso e pelas paredes do banheiro. Mas, é um desperdício de água e de tempo, pois demora mais para enxugar. Você não precisa fazer isso para o banheiro ficar realmente limpo. É melhor passar o clássico pano úmido com rodo ou o mop.

4. Quanto mais tempo de molho, mais limpa fica a roupa

Não é verdade. Se você deixar uma roupa por tempo demais no molho, ela vai começar a endurecer e ficar com cheiro ruim. Para limpezas leves, de 15 a 45 minutos é mais que suficiente. Para manchas pesadas, no máximo 3 horas. Passado esse tempo, o produto não vai mais fazer efeito na limpeza da peça.

Publicidade

5. Revestimentos de pedra podem ser limpos com qualquer produto

Mármores, granitos, ardósias e outras pedras podem parecer à prova de qualquer produto de limpeza, mas não é bem assim. Mais uma vez, o ideal é investir apenas em um detergente neutro concentrado e um pouco de água para a limpeza básica. Outros produtos podem deixar manchas e, se forem muito fortes e abrasivos, podem corroer a pedra com o passar do tempo.

6. Usar muito produto para limpar melhor

Pare de desperdiçar seus produtos de limpeza achando que, quanto maior a quantidade de produto, mais limpo vai ficar. A quantidade de produto a ser usada em cada balde com água ou na máquina de lavar roupa está escrita na embalagem do produto, e é o suficiente para limpar e desinfetar de verdade. É um mito pensar que muito produto limpa mais e melhor.

Publicidade

7. Varrer a casa é o suficiente para deixar o chão limpo

Ao mesmo tempo em que você está passando a vassoura e recolhendo bastante sujeira, boa parte do pó que você não consegue ver está voando pelo ambiente e vai se depositar sobre os móveis. O melhor mesmo é passar aspirador de pó em tudo, até no azulejo, cuidando para não riscar.  O aspirador não espalha o pó como a vassoura.

Veja também: Porcelanato embaçado: como limpar e dar brilho

Sair da versão mobile