em

Por que se reza a missa de sétimo dia?

Entenda o que é e qual o objetivo dessa celebração.

missa de sétimo dia
Crédito: Wikimedia

A missa de sétimo dia é uma tradição da igreja católica. Seu objetivo é orar pelo descanso eterno e na paz do Pai. A missa tem esse nome porque deve ocorrer no sétimo dia do falecimento. Mas existe uma explicação melhor para isso. Veja a seguir.

Afinal, por que se rezam missas de sétimo dia?

Desde que se há registro do cristianismo, a igreja reza pelos fiéis falecidos. É uma tradição de pedido a Deus para que essas almas recebam o repouso eterno que merecem e tanto desejaram em vida.

A razão de rezar pelos mortos tem explicação também na fé católica quanto ao momento do purgatório. Esse é o local para onde os mortos vão antes de entrar no céu, se assim lhes permitir o Senhor após o julgamento de seus pecados.

Então, as orações são feitas para que Deus seja piedoso com essas almas. O momento em que essas orações se fortalecem é na Santa Missa, com a união de todos os fiéis. É uma forma de relembrar o sacrifício de Jesus e renovar a fé na ressurreição. Por isso existem as missas pelos defuntos.

Por que 7 dias?

Antigamente as missas para os defuntos poderiam ocorrer no 3º dia de morte, no 7º dia e também no 30º ano de falecimento. Com o tempo a tradição do 3º dia foi deixando de ser praticada, ao menos no Brasil. Mas a missa de sétimo dia ainda é uma forte tradição.

Uma razão que explica o motivo dos 7 dias faz referência ao 7º dia da criação, quando Deus descansou depois de terminar a sua obra. Então, reza-se pelo descanso eterno dos que partiram.

Mas falando sobre o fato da missa do sétimo dia ter se mantido na tradição brasileira, há razões mais simples para isso. Como o país é muito grande e o clima tropical não permite que o enterro leve dias, virou costume que os parentes distantes fossem avisados do falecimento e tivessem tempo de se reunir para a despedida do sétimo dia em homenagem ao falecido.

Quando se celebra?

A missa de sétimo dia ocorre quase sempre quando fazem 7 dias que uma pessoa faleceu. Mas há exceções, como no caso dos domingos. Existe também, periodicamente, uma missa que se realiza em oração por todos os fiéis defuntos.

Pode-se celebrar aos domingos?

Até existe a possibilidade de realizar uma missa do sétimo dia em um domingo. Mas normalmente esse dia já está reservado para celebrações pela ressurreição de Jesus, que aconteceu em um domingo. Porém, pode ocorrer a coincidência de haver uma missa pelos fiéis defuntos no mesmo dia, que seja um domingo.

Por que os evangélicos não fazem missa de sétimo dia?

Para os evangélicos, não há na Bíblia a existência dessa missa para os defuntos. Apenas Deus é quem pode decidir, sem a intervenção do poder da oração, no destino da pessoa falecida, se vai ser condenada ou salva. Por essa razão eles não realizam esse tipo de oração e de missa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

dicas para organizar apartamentos pequenos

Como organizar apartamentos pequenos?

receitas de sanduicheira

9 Receitas de sanduicheira que vão surpreender pela facilidade