o que é midorexia
Crédito: Freepik
em

Querer ser eternamente jovem: entenda quais os efeitos da midorexia

Você conhece alguém que parece não querer envelhecer? Isso pode ser essa síndrome

Publicidade

Cada vez mais, a noção do que é juventude vem sendo discutida. Isso porque não somente se tem maior longevidade, como também a forma de enxergar o envelhecimento está mudando. E entre o que é normal, o que é novo e uma possível síndrome, há muita confusão. A midorexia é uma síndrome reconhecida, vista como a necessidade de se sentir mais jovem, tendo pontos positivos e negativos. Entenda melhor.

O que é midorexia

A midorexia é uma síndrome em que a pessoa se recusa a envelhecer — ou se permitir sentir-se mais velho. Para isso, acaba alterando seu comportamento de forma visível, por exemplo usando roupas mais adequadas a adolescentes, buscando outros locais para se divertir, com outra faixa etária ou então iniciando esportes radicais.

É importante que não se confunda essa síndrome com a de Peter Pan. Nessa, a pessoa nunca quis crescer de fato, se recusando a assumir responsabilidades, sentimentos, relacionamentos e muito mais. Quem lida com a midorexia, por outro lado, passou por todas essas fases, mas está tentando não chegar à próxima: a velhice. Ela acontece geralmente com mulheres acima dos 40 anos.

Publicidade

Pontos negativos

As antigas e preciosas amizades podem ser deixadas para trás, o que não é uma boa coisa a se fazer. Por mais que se encontre novas pessoas, dá para conciliar com antigas amizades e ideais. O que pode ser feito é buscar uma forma de mudar a perspectiva e ver o que elas sempre te trouxeram de belo na vida.

Pode acontecer um sentimento de inadequação diante da realidade, seus amigos, trabalho, roupas, atividades e tudo mais que o cerca. Ela pode gerar insatisfação e, consequentemente, angústia, tornando os dias mais complicados. Claro que há níveis e variações, mas, em geral, gera certo incômodo, o que pode não ser tão ruim.

Pontos positivos

Sair da zona de conforto incomoda mesmo, mas é muito interessante para mudar a perspectiva e estimular o crescimento. E esse é um dos principais pontos positivos da síndrome. Isso porque a pessoa acaba buscando novas atividades, estimulando as conexões neurais, o que realmente retarda o envelhecimento — pelo menos da mente.

Publicidade

Outras conexões geradas são as pessoais, geralmente com pessoas muito mais jovens e até adolescentes. É o momento de tentar conhecer melhor as ideias da nova geração e se enturmar com o que está acontecendo. Pode começar a se exercitar e buscar outras formas de alimentação, fazendo muito bem para o corpo também.

Agora, o melhor benefício da midorexia é o não preocupar-se se está com a idade adequada para fazer alguma atividade. Essa não preocupação com a idade pode levar a uma vida mais leve e sem tantas regras arcaicas de como uma “senhora” deve se comportar. Claro que respeitando os limites do corpo e buscando sempre o melhor para si e para os outros.

Menino que dançava balé na chuva recebe bolsa de estudos nos EUA

Menino que dançava balé na chuva recebe bolsa de estudos nos EUA

Menina que nasceu sem pernas dá um show na ginástica olímpica aos 8 anos

Menina que nasceu sem pernas dá um show na ginástica olímpica aos 8 anos