em

Microplásticos encontrados em 90% do sal de mesa

Estudo surpreende relata haver microplásticos no sal marinho utilizado na sua cozinha
Microplasticos encontrados em 90 do sal de mesa
Crédito: Max Pixel

Todo mundo sabe que a poluição nos dias de hoje é um problema muito sério para o meio ambiente. Porém, é ainda mais preocupante saber que você pode estar comendo plástico todos os dias. Um novo estudo mostra microplásticos encontrados em 90% do sal de mesa e isso é assustador.

Saiba como isso é possível

Microplasticos encontrados em 90 do sal de mesa estudo
Crédito: Max Pixel

No passado, microplásticos já foram encontrados em sal marinho de mesa. Agora, o estudo publicado recentemente no Environmental Science & Technology, mostra que em 36 das 39 marcas de sal testadas esse material foi encontrado.

As pesquisas aconteceram na Coreia do Sul em parceria com o Greenpeace do leste asiático. Foram testados os sais de mesa de vinte e um países diferentes da Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia. A pesquisa, que identificou microplásticos encontrados em 90% do sal de mesa, só não detectou esse material naqueles produzidos em Taiwan, China e França.

A Ásia é um dos continentes que mais sofre com a poluição de plástico e foi nesse continente que o estudo encontrou a maior quantidade no sal. Especificamente a marca da Indonésia que foi testada foi a vencedora no quesito maior quantidade encontrada.

Sabendo que o microplástico é, basicamente, resíduo de plástico encontrado no oceano e lagos, não se sabe exatamente qual é a procedência desse material. É absolutamente espantoso encontrar esse tipo de resíduo em um produto tão comum quanto o sal de mesa.

Veja também: como fazer brinquedos reciclados.

Os microplásticos são perigosos?

Na verdade, ainda não se sabe ao certo o quão perigoso é o consumo dele. Além do sal, esse material é encontrado no ar e também na água potável.

Os pesquisadores ainda não sabem mensurar os malefícios que ele pode trazer à saúde humana. Porém, já se encontra em processo de estudo a interferência que o microplástico pode trazer ao funcionamento dos sistemas neurológico, imunológico e reprodutivo, assim como nos hormônios.

Os microplásticos encontrados em 90% do sal de mesa podem vir de diferentes fontes. Pode ser proveniente de embalagens, canudos e outros objetos descartados de maneira errada na natureza. Alguns dos animais marinhos que pertencem à cadeia alimentar dos humanos também ingerem esse material.

A preocupação e motivação para esses estudos citados é exatamente isso. Por enquanto, é uma incógnita para a ciência e o melhor caminho a ser seguido no momento é a conscientização da população mundial. Quanto mais pessoas tiverem acesso a essas informações, mais fácil será o tratamento no futuro.

Fonte: Environmental Science & Tecnology

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

sonhar com carro
O que significa sonhar com carro
descascar abóbora
Como descascar abóbora fácil