em

Menino guarda moedas, compra Fusca aos 10 anos e ensina pessoas a poupar aos 13

Conheça a história de Thiago, que desde cedo sabia o que queria

Menino guarda moedas, compra Fusca aos 10 anos
Crédito: Arquivo pessoal

Juntar dinheiro muitas vezes parece um sacrifício muito grande, não é? Mas sabe aquelas moedas que você pega de troco de qualquer coisa que você compra? Pois é, elas podem servir para alguma coisa. Foi assim que Thiago, com apenas 10 anos, conseguiu comprar seu primeiro carro com as moedas que guardava. Acompanhe a história.

Como ele começou a economizar

Thiago Morales Berce, atualmente com 14 anos, foi muito bem educado financeiramente desde pequeno. Aos 7 anos de idade, o menino decidiu que iria começar a juntar dinheiro para alcançar um sonho que tinha.

Ele relembra: “meu pai me contou que ele comprou um fusca quando tinha 13 anos e eu coloquei na cabeça que faria a mesma coisa. Eu queria ele para ir pescar. Porque meu pai tinha um carro mais novo e não gostava de colocá-lo na estrada de terra”.

economiza moedas e compra fusca
Crédito: Arquivo pessoal

O menino não ganhava mesada, então começou a pedir aos pais os trocos que sobravam da padaria, mercado e outras compras pequenas. Ele colocava suas moedas em um cofre e no fim de todos os meses ele trocava as moedas por notas, para que seu pai pudesse colocar suas economias no banco.

“Toda moeda tinha valor para mim. Eu guardava de 5, de 10, de 25 centavos. Como minha família sabia do meu propósito, em vez de presentes, eu ganhava dinheiro. Então tinha mês que eu conseguia juntar mais”, explica.

Em seu aniversário de 10 anos, o menino recebeu uma surpresa de seu pai. Ele tinha o seu primeiro carro na porta de casa. “Meu pai viu que eu já tinha dinheiro suficiente na poupança, pesquisou alguns modelos e conseguiu comprar meu Fusca. Fiquei muito feliz por dois motivos: realizei o sonho de comprar o Fusca e agora poderia ir pescar”, conta satisfeito.

Nos três anos que Thiago juntou moedas, ele conseguiu o valor de R$ 2.500, que foi gasto no seu Fusca bege de 1976. Como ele ainda não pode dirigir, ele faz uma brincadeira: “por enquanto meu pai e minha mãe são meus motoristas particulares”.

Veja também: como economizar dinheiro com dicas eficientes

Hoje ele ensina os outros a poupar

Thiago virou notícia muito rápido depois de comprar seu carro aos 10 anos. Foi assim que chegou aos ouvidos de Altemir Farinhas, um palestrante de educação financeira.

Altemir entrou em contato com os pais de Thiago para que pudesse levá-lo para dar uma palestra em uma escola. Foi assim que ele descobriu que sua história iria incentivar pessoas a guardar dinheiro e acreditar que conseguiriam aquilo que tivessem como objetivo.

O palestrante indicou que a mãe de Thiago procurasse oportunidades para que o menino pudesse dar palestras sobre a sua vida financeira. Apesar de alguma demora, aos 13 anos Thiago deu sua primeira palestra.

Até o momento, ele já fez 80 apresentações, nas quais falou para 30 mil crianças e 4 mil adultos. O menino, apesar de ainda não ser graduado, dá 5 dicas em suas palestras. Elas são:

  • Pense em alguma coisa que você deseja comprar;
  • Não importa o valor, comece a economizar;
  • Só gaste o dinheiro poupado antes de realizar o sonho em alguma emergência ou necessidade;
  • Nunca empreste dinheiro a alguém que não seja de confiança;
  • Poupe sempre.

O menino afirma que descobriu a sua carreira e quer se formar em economia. Aos 14 anos, Thiago ganha por todas as palestras que faz e afirma que já está economizando para sua faculdade e para melhorias em seu carro.

Tratamento com laser

Novo tratamento com laser acaba com células de câncer

sobre cisto sebáceo

Cisto sebáceo: o que é, sintomas e como tratar