Menu

Menina de 10 anos morre após ser picada por escorpião

O caso aconteceu no interior de São Paulo; a menina se arrumava para ir para a escola quando foi picada duas vezes

Crédito: Pixabay

Publicidade

Em Santa Bárbara D’Oeste, interior de São Paulo, uma menina morreu após ser picada por um escorpião duas vezes. Com apenas 10 anos, ela não resistiu, pois o hospital em que foi levada não contava com o soro de antídoto para o veneno de escorpião. Entenda a história.

O que aconteceu

Maria Eduarda de Araújo Pigatto é o nome da menina que foi vítima das picadas do escorpião. Segundo as informações dadas pela família, ela foi picada enquanto se arrumava para ir para a escola. A primeira picada foi dada em seu pé e a segunda foi em sua mão, quando ela se abaixou para verificar o que era a dor que sentiu no pé.

Veja também: naftalina afasta escorpião?

Maria Eduarda foi levada ao hospital por seus pais, porém, por falta do soro antiescorpiônico, o antídoto para a picada de escorpião, a menina acabou por falecer uma hora e meia depois de sua chegada ao hospital.

Crédito: Pixabay

Segundo o Ministério da Saúde, casos como o da menina de 10 anos não são muito incomuns. Em 2017, por exemplo, foram registradas mais de 180 mortes causadas pelas picadas de escorpião no Brasil. A maior parte desses casos aconteceu nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Dito isso, a afirmação de que o escorpião é o animal peçonhento que mais causa mortes no Brasil é totalmente correta. Inclusive, ele está a frente das mortes causadas por picadas de cobra.

Publicidade

O aparecimento de escorpiões acontece mais no período do verão, que tem o clima mais quente e úmido, agradável a essas pragas. É muito comum que eles se abriguem em esgotos, entulhos e terrenos baldios.

Caso você passe por uma situação de picada de escorpião, a recomendação mais válida é ir imediatamente para o hospital. Se for possível, leve com você uma foto ou o próprio animal para que os médicos consigam identificar a espécie e avaliar de uma forma mais eficaz a gravidade do acontecimento.

Ainda em casa, se for possível, lave o local da picada com água corrente e sabão. Isso pode ser uma medida auxiliar para o incidente. Lembre-se de que o médico é o único que pode e deve fazer o seu diagnóstico. Pode ou não ser preciso a aplicação do soro antiescorpiônico. Não necessariamente o soro antiescorpiônico é aplicado para todos os casos de picadas de escorpião. Normalmente, essa medida de tratamento apenas é tomada para casos moderados ou graves.

Sair da versão mobile