melhores novelas de todos os tempos
Crédito: Freepik
em

As 11 melhores novelas de todos os tempos

Faça uma viagem pela memória e relembre as melhores novelas

Se você também ama uma boa novela, então precisa ler essa lista. Aqui estão aquelas que marcaram história e deixam saudades nos fãs. Claro que tem para todo o gosto e época, então aproveite essa viagem no tempo e relembre as melhores novelas.

11. Irmãos Coragem

melhores novelas irmãos coragem

Essa foi a primeira novela que tomou o coração de todo o país, sendo líder de audiência em 1970. Escrita por Janete Clair, ela fala sobre a luta de três irmãos contra o coronelismo em uma zona mineradora de Goiás. Nela, estrelaram Tarcísio Meira, Cláudio Cavalcanti e Cláudio Marzo.

10. Gabriela

melhores novelas gabriela

Quem escreveu Gabriela foi Walter George Durst, indo ao ar em 1975. Ela é uma adaptação do livro de Jorge Amado, Gabriela Cravo e Canela, e conta a história de uma mulher simples, linda e sensual, em meio aos conflitos e temas políticos e sociais, como a seca na região Nordeste.

9. Dancin’ Days

melhores novelas dancin days

Ela foi ao ar em 1978, sendo escrita por Gilberto Braga. Dancin’ days conta a história de uma mãe que luta pelo amor da filha, depois de passar anos na cadeia. Ela foi criada por uma tia rica, que não quer essa reaproximação. Porém, seu marco se deu muito mais nas músicas e roupas, que marcaram época.

8. Roque Santeiro

melhores novelas roque santeiro

É justo dizer que Roque Santeiro é um dos marcos da TV brasileira. Adaptado de uma peça censurada pela ditadura militar, ela foi proibida de ir ao ar, sendo veiculada somente em 1985. Com muitos personagens marcantes, a trama envolve muito mistério, confusão e, é claro, política. Aliás, uma mistura perfeita para uma senhora novela… Tô certo ou tô errado?

7. Tieta

melhores novelas tieta

Mas se você é fã mesmo de uma história nos trinques, certamente se lembra de Tieta. Ela é uma mulher rica e independente que volta à sua cidade natal, depois de ter sido expulsa pelo pai. Irmã da beata Perpétua, Tieta é dona de prostíbulo e causa o maior alvoroço na região. Regada a muito humor, sarcasmo e jargões eternizados, ela te envolve como um mistério.

6. Rainha da Sucata

melhores novelas rainha da sucata

Escrita por Sílvio de Abreu e Alcides Nogueira, ela foi um marco da década de 90. Ela conta, entre muitas outras história, a ascenção dos novos ricos em contraposição à elite decadente. Essa, foi marcada por Laurinha Figueiroa e Maria do Carmo.

5. Mulheres de Areia

melhores novelas mulheres de areia

Rutinha é boa e Raquel é má. Pronto, resumida a novela. Brincadeiras a parte, além das icônicas irmãs gêmeas, a trama contou com a participação do Tonho da Lua, que virou apelido de muita gente na época. Certamente um marco na televisão brasileira, escrito por Ivani Ribeiro.

4. A Viagem

melhores novelas a viagem

Falando de temas espíritas como obsessão e vida após a morte, A Viagem tem um apela emocional muito grande. Tendo como principais atores a dupla romântica Christiane Torloni e Antônio Fagundes, ela foi um grande sucesso de crítica na época e gerou muita discussão.

3. O Rei do Gado

melhores novelas rei do gado

Ê, vida de gado, povo marcado, povo feliz… Antigo e tão atual! Era assim que começava diariamente a novela O Rei do Gado, sucesso de audiência na época. Com uma forte temática política, envolvendo a posse de terra, a novela mostrou vários aspectos do lado rural do país, entre lutas, encontros, lágrimas e sonhos.

2. Senhora do Destino

melhores novelas senhora do destino

Loura louca, loura linda, isso sim! Não tem como esquecer uma das melhores – e controversas – vilãs de todos os tempos, Nazaré Tedesco. Escrita por Aguinaldo Silva, a novela passa por várias nuances, porém sempre com foco na luta entre Nazaré e Maria do Carmo. Mas a melhor parte ainda é que seus memes permanecem até hoje.

1. Avenida Brasil

melhores novelas avenida brasil

Paixão nacional, a novela escrita por João Emanuel Carneiro foi ao ar em 2012 e ainda é lembrada. Com a terrível língua afiada da vilã Carminha, ela mostra a necessidade de vingança desta, contra Nina. Toda a trama se passa no subúrbio, que é mostrado de forma inovadora e colorida. Mas você sabe, né, é tudo culpa da Rita!

Crédito das imagens: TV Globo

Cuidados essenciais para ter com o tapetinho do banheiro

3+ Cuidados essenciais para ter com o tapetinho do banheiro

casa mais fresca sem gastar

5 Dicas para deixar a casa mais fresca sem gastar com ar-condicionado