como melhorar a comunicação de casal
Crédito: Freepik
em

7 Maneiras de melhorar a comunicação de um casal

Boa comunicação não é só conversar sobre coisas aleatórias ou problemas. É saber a hora certa de falar, escolher o que vai dizer e saber ouvir

Publicidade

Tem muito casal que vive discutindo só porque não conversa sobre as coisas quando é o momento de conversar. Vão acumulando os sentimentos no coração até não aguentarem mais, e aí um começa a acusar o outro de não ser, não fazer, não dizer as coisas.

Também tem aqueles casais que deixam de conhecer melhor um ao outro porque não têm conversas profundas sobre tudo, e assim ficam sempre na superfície da relação, fazendo sempre as mesmas coisas, criando barreiras entre si ou passando tempo em silêncio por falta de assunto.

Publicidade

Mas nem tudo está perdido. Se o seu relacionamento está desse jeito, com dificuldade para ir pra frente, ser leve e agradável, é possível que o problema seja a falta de comunicação entre vocês. Então, comece a mudança por você até que o seu parceiro adquira o mesmo hábito. Veja o que pode fazer.

1. Escolha melhor suas palavras

Crédito: Freepik

Antes de falar, pense no que vai dizer. Isso vale para qualquer tipo de conversa, com qualquer pessoa e em qualquer situação. Não é porque você está com seu parceiro que tem a liberdade de falar a primeira coisa que vem na cabeça, ainda que vá ofendê-lo. Trate-o com as palavras que você gostaria de ser tratado.

Publicidade

2. Cuidado com o tom de voz

Quem é que gosta de conviver com alguém que grita mais do que fala? Se torna bem cansativo estar ao lado de alguém que parece estar sempre nervoso e pronto para começar uma briga.

Já parou para prestar atenção em como você reage quando vocês estão conversando e você começa a discordar do seu parceiro? O volume da voz aumenta porque você não consegue controlar? Comece a perceber se faz isso. Quando você fala baixo, o outro também tende a falar para poder ouvir o que você está dizendo.

3. Saiba o momento certo de criticar

Quando um dos dois está nervoso ou irritado, não é o momento de começar a fazer crítica, sarcasmo ou dizer coisas irritantes como “eu avisei”, “bem feito”, “você é igualzinho a tal pessoa”. Só o que você vai conseguir é irritar ainda mais, e nada vai se resolver. A hora de falar sobre a causa do que levou à briga é quando os dois já estiverem calmos e prontos para ouvir.

Publicidade

4. Converse para enriquecer a vida

Crédito: Freepik

Como são as conversas de vocês no dia a dia? Falam apenas o básico e necessário ou conversam sobre coisas da vida? É muito importante que um casal converse sobre tudo, desde sonhos, desejos, lembranças, atualidades do mundo, gostos pessoais, coisas que estão incomodando e que estão trazendo satisfação. O seu parceiro deve ser a pessoa com quem você tem liberdade para falar sobre tudo.

5. Elogie, incentive e faça sugestões

Todo mundo gosta de ser elogiado. Dizer ao seu par que ele está bonito, elegante, cheiroso, querido e amoroso vai despertar a vontade dele de estar perto de você, pois é agradável. O mesmo vale para as coisas que ele faz ou gostaria de fazer.

Quando conversarem sobre o trabalho ou os estudos de vocês, ouça com atenção, elogie o que estiver indo bem, incentive seu parceiro a continuar fazendo o que gosta e dê sugestões valiosas e sinceras quando perceber que ele pode melhorar em algo.

Publicidade

6. Aprenda a ouvir

Crédito: Freepik

Mais importante do que falar é saber ouvir o outro. Quando estiverem conversando e seu par estiver falando, ouça com atenção, olhando nos olhos. Não interrompa a fala dele, mesmo que sentir vontade de complementar o que ele está dizendo. Antes de dar uma opinião sobre o que ele disse, pare e pense para dizer algo relevante.

7. Busque conhecimentos variados

Para que a comunicação entre o casal esteja sempre renovada, agradável e interessante é preciso ter assuntos que sejam assim. A melhor forma de fazer isso é sair da sua zona de conforto e buscar conhecimento em assuntos variados. Leia livros, leia artigos interessantes na internet, assista vídeos de coisas interessantes que vão agregar valor a você como pessoa e também à sua relação.

como cuidar da barba-de-moisés

Como cultivar a planta barba-de-moisés

como cultivar flamboyant

Flamboyant: como cuidar dessa majestosa árvore