Como enfrentar o medo da morte
Crédito: Freepik

Como enfrentar o medo da morte?

Você tem medo ou fobia sobre a morte? O quanto esse medo atrapalha sua vida?

Publicidade

Apenas uma coisa é certa nessa vida: a morte vai chegar para todos. Mesmo sabendo disso, muitas pessoas ficam apavoradas quando pensam sobre a morte, pois têm medo de morrer. Esse medo vem do desconhecido e da dor.

Quem crê na existência do céu, tem medo da possibilidade de ir para o inferno ou de o céu não ser exatamente como pensa. Afinal, apesar da fé, ninguém sabe a verdade sobre o que acontece depois de morrer.

Outros têm medo de sentir dor no momento da morte, e isso não tem como prever, pois cada pessoa tem uma experiência única, sem poder voltar para contar como se sentiu.

Então, pensando dessa forma lógica, um jeito de enfrentar o medo da morte é simplesmente aceitar que esse fato não está sob o seu controle. Vai acontecer, quer você queira, quer não.

Publicidade

E raras são as pessoas que podem prever quando a morte irá chegar. Então, por que sofrer por antecipação, enquanto se pode aproveitar esse tempo vivendo?

Morrer dói? O que dizem os especialistas

Motivos que levam as pessoas a ter medo da morte

O medo da morte é uma criação da sua mente. Portanto, cabe a você encontrar um motivo simples e lógico para aceitar que a morte não está sob seu controle e mais vale é viver sem se preocupar com isso.

Se você tem medo de morrer e não ter feito tudo o que queria, pare de perder tempo pensando na morte e vá realizar o que deseja!

Se você tem medo de morrer e ser esquecido, pare de perder tempo pensando na morte e comece a construir o seu legado, dando às pessoas um motivo para se lembrarem de você.

Publicidade

Se você tem medo de morrer e não receber o perdão de alguém, entre em contato com essa pessoa e peça perdão enquanto há tempo.

Se você tem medo de morrer sem confessar algo que fez, trate de confessar agora mesmo, doa a quem doer, pois amanhã poderá não ter essa oportunidade.

Se você tem medo de morrer longe de casa, lembre-se que sua existência por essa terra é apenas uma passagem e muito maior do que seu corpo físico. Sua casa é o universo inteiro!

Publicidade

Medo irracional da morte

Se você tem um medo irracional da morte, e esse medo está atrapalhando sua qualidade de vida e bem-estar de alguma forma, é possível que você sofra com a tanatofobia. Nesse caso, o melhor a fazer é buscar ajuda de um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo e encontrar o equilíbrio para conseguir viver plenamente.

Existem técnicas que o psicólogo pode aplicar e ensiná-lo a fazer em casa. São técnicas de relaxamento, exercícios de respiração e imaginação conduzida para ajudar a se acalmar quando o medo estiver tomando conta de você.

O profissional também irá orientá-lo sobre atitudes para tomar ou evitar quando estiver em uma situação que pode desencadear o medo da morte.

Publicidade

É importante fazer o que estiver ao seu alcance para sentir que está dando o seu melhor pela preciosa vida que tem, e que sentirá apenas gratidão quando essa sua estadia no plano terrestre terminar, tão única e especial como começou no dia do seu nascimento.

PODE GOSTAR TAMBÉM