medir pressão arterial
Designed by Freepik

Como medir pressão arterial corretamente em sua casa?

Veja quais são os métodos utilizados e como fazer para medir a pressão por conta própria.

Publicidade

Medir pressão arterial é coisa séria. Ao fazer esse procedimento, é possível verificar se existe um quadro de pressão alta ou baixa, que são valores primordiais para saber como está o estado de saúde da pessoa. Além disso, é importante verificar se sua pressão está de acordo com sua idade.

O valor normal de pressão, considerado o mais saudável, é 12×8, mas algumas variações são aceitas como saudáveis, conforme cada caso. Valores muito abaixo ou muito acima desse são preocupantes e indicam a presença de problemas de saúde que precisam ser analisados por um médico.

Veja agora quais são os métodos existentes para medir pressão arterial, quem pode fazer, como se faz e outras dicas e cuidados muito importantes a seguir.

Como fazer: passo a passo

Existe mais de uma forma de medir pressão arterial. A mais comum é com o aparelho utilizado pelo médico, enfermeiros e outros profissionais de saúde: o esfigmomanômetro. As outras duas formas são com aparelhos digitais de braço ou de pulso, próprios para esse fim. Veja o passo a passo para essas três formas.

Publicidade

Medir pressão arterial com esfigmomanômetro

Esse método deve ser aplicado por outra pessoa, que saiba fazê-lo perfeitamente, pois é necessário utilizar as duas mãos e seguir instruções precisas. Se alguma pessoa de casa, que não for profissional, for aplicá-lo, deverá antes ser treinada por um profissional.

1. O primeiro passo é sentir o pulso do paciente, na dobra do braço esquerdo, utilizando um estetoscópio.

2. Deve-se encaixar a braçadeira no braço esquerdo, 3 centímetros acima da dobra do braço, deixando o fio do aparelho por cima do braço e mantendo a posição do estetoscópio.

3. Fecha-se a válvula da bomba para inflar a braçadeira até 180 mmHg ou até que não ouça mais o som que vem do estetoscópio, que deve estar encaixado nos ouvidos.

Publicidade

4. Abre-se a válvula de forma lenta, observando o manômetro (medidor que parece um relógio). Quando ouvir o primeiro batimento, deve-se registrar a pressão que aparece no aparelho.

5. Esvazie lentamente a braçadeira até ouvir o último som do batimento, observando a pressão que marca no manômetro.

O primeiro e o último valores indicados representam a medição da pressão. Se o primeiro valor for 120 e o segundo for 80, quer dizer que a pressão deu 12×8.

Publicidade

Medir pressão arterial com aparelho digital de braço

Essa forma é possível de fazer sozinho, pois só precisa encaixar o aparelho no braço e ligar um botão. Entretanto, na primeira vez, é recomendado ter a ajuda de um profissional para saber identificar as informações mostradas pelo aparelho.

1. Sente-se em uma cadeira confortável, estique o braço esquerdo sobre uma mesa com a mão voltada para cima e encaixe a braçadeira, cerca de 3 centímetros acima da dobra do cotovelo.

2. Aperte a braçadeira, mantendo o fio passando por cima do braço.

Publicidade

3. Ligue o aparelho e espere que ele faça a medição da pressão sozinho.

Medir pressão arterial com aparelho de pulso

Esse método é muito parecido com o anterior, mas ainda mais prático. Porém, é necessário ter a recomendação do médico, pois não são todas as pessoas que podem usar.

1. Para aplicar, basta encaixar o aparelho no pulso esquerdo, com o monitor virado para dentro, apoiar o braço em uma mesa e deixar a mão virada para cima.

Publicidade

2. Então é só apertar o botão do aparelho e aguardar que ele mostre a leitura da pressão na tela.

Dicas de quando medir a pressão

Se você não tem nenhum problema de saúde, não necessita medir pressão arterial o tempo todo. Apenas quando fizer alguma consulta médica é o suficiente. Pessoas hipertensas devem medir pressão arterial pelo menos uma ver por semana, ou sempre que acharem necessário. Nesse caso, é recomendado que tenham em casa um aparelho digital  para não precisar ir ao hospital, farmácia ou centro de saúde todas as vezes.

É importante que, ao comprar um aparelho para ter em casa, prove a braçadeira para ter certeza que irá caber no braço (sem ficar muito frouxo ou muito apertado na hora da pressão). Se sentir sintomas de tontura, dor de cabeça contínua ou vertigem, é melhor aferir a pressão por precaução e ter sempre uma medida preventiva do que fazer caso não melhore.

Publicidade

Cuidados antes e durante a medição da pressão

Existem cuidados fundamentais que você deve ter antes de medir pressão arterial para garantir que o resultado será correto. São eles:

  • Não fume, não tome café (ou outra bebida estimulante), não faça exercício, não tome remédio por 30 minutos antes de verificar a pressão;
  • Esteja com a bexiga vazia;
  • Sente-se em uma cadeira confortável e fique nessa posição por 3 minutos antes de verificar a pressão;
  • Não converse nesses 3 minutos em que estiver repousando na cadeira, nem durante o aferimento da pressão;
  • Esteja com uma camisa de manga curta, que não aperte o braço;
  • Mantenha o braço esquerdo repousado sobre uma mesa, com o cotovelo apoiado e a mão virada para cima.
  • Não cruze as pernas nem use roupas apertadas.

Todas essas recomendações fazem a diferença na hora de medir pressão arterial. Um resultado equivocado pode esconder um problema que deveria ser verificado pelo médico. Outra questão importante: Quem nunca foi diagnosticado com pressão alta, precisa estar atento a alguns sintomas importantes.

Nem sempre um desses sintomas sozinho quer dizer pressão alta, mas por via das dúvidas é melhor ir à farmácia ou ao posto de saúde mais próximo para conferir. Veja quais são no vídeo abaixo:

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM