Mau humor pode ser bom na hora de tomar decisões
Crédito: Freepik
em

Mau humor pode ser bom na hora de tomar decisões

Estudo mostra pessoas mal-humoradas pensam de forma mais atenta e analítica do que quem está sempre alegre

Em um estudo realizado por pesquisadores australianos, ficou provado que o mau humor pode ser útil no dia a dia. Isso porque ajuda a pensar de forma mais analítica e detalhada, gerando melhores resultados. Entenda melhor o estudo e como ele foi feito.

Mau humor é bom para a mente

Um estudo foi realizado por psicólogos australianos e publicado na revista científica Australasian Science. Nele, eles mostraram que há uma forte relação entre o mau humor e o raciocínio lógico. De acordo com o professor universitário Joseph Forgas, da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, “o mau humor melhora o desempenho intelectual e também aumenta a memória”.

Ainda de acordo com o estudioso, “uma mente positiva tem as suas vantagens em áreas como as da criatividade, flexibilidade e a cooperação. O mau humor melhora a atenção e facilita o raciocínio”. Isso faz com que pessoas mal-humoradas possam ter um melhor processamento de informações em situações mais complexas.

Como foi feito o estudo

Os pesquisadores selecionaram voluntários e pediram que assistissem filmes previamente selecionados. Eles tinham o objetivo de deixar os participantes de mau humor ou bom humor, para testar em seguida os resultados em testes. Eles deveriam – sob orientação – focar ou em aspectos bons ou ruins de suas vidas, como forma de projeção sobre o filme.

Logo depois, foi solicitado que eles participassem de uma dinâmica com várias tarefas. Entre elas, estava a missão de julgar se um mito urbano era ou não verdadeiro. Além disso, tinham que fornecer detalhes de cenas, como se fossem testemunhas oculares de um crime, entre outras atividades.

Certamente, os participantes que viram os filmes que focavam no desenvolvimento de um humor menos aprazível tiveram melhores resultados. Além de cometerem muito menos erros de observação, foram os que souberam expressar melhor seus pensamentos, seja por escrito ou falando.

Veja também: maconha para epilepsia – como usar, benefícios e normas

Os resultados

Como você pôde perceber, as pessoas com humor menos apurado tendem a ter uma melhor percepção e a tomar decisões melhores, em casos que necessitem de atenção. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, o sentimento de estar para baixo “promove estratégias de processamento de informações mais adequadas para lidar com situações mais exigentes”.

Consequentemente, segundo os pesquisadores, nem todo mundo precisa ou quer ter ao seu lado uma pessoa com humor positivo. Isso porque “pessoas com humor negativo são menos propensas a erros de julgamento, são mais resistentes a distorções das testemunhas oculares e são melhores em produzir mensagens persuasivas eficazes e de alta qualidade”.

Então, vai depender muito do contexto em que a pessoa se encaixa, ficando assim claro que no mundo há lugar para todos. Mau ou bom humor pode ser necessário, de acordo com a necessidade de cada situação. O importante é sempre balancear e viver a vida em equilíbrio, procurando aproveitar o melhor de cada momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Frases que fazem as pessoas desconfiarem de você

20 Frases que fazem as pessoas desconfiarem de você

Em adoção surpresa, avó conhece nova neta em vídeo emocionante

Em adoção surpresa, avó conhece nova neta em vídeo emocionante