Mau cheiro na tubulação
Crédito: Freepik
em

Mau cheiro na tubulação: quais as causas e como corrigir

Acabe com aquele cheiro ruim nos canos do banheiro, da cozinha e do quintal com técnicas simples

Já aconteceu com você de estar passando por algum cômodo e subir aquele mau cheiro de tubulação? Pois saiba que é bastante normal e com causas comuns a todas as casas. Mas isso não quer dizer que precise cheirar mal! Bastam algumas medidas simples para acabar com o problema. Veja quais são as principais causas do mau cheiro na tubulação e como resolver.

Causas do mau cheiro

Sendo muito utilizado ou não, qualquer encanamento pode apresentar esse aroma nada agradável. E não tem nada a ver com a limpeza externa – pode se tranquilizar. O problema é o acúmulo de sujidades dentro da tubulação e outras menos comuns. Veja quais são as principais:

  • Sabão ou detergente: apesar de terem a função de limpeza, eles sempre deixam resíduos que acabam se acumulando, fixando sujidades e apodrecendo;
  • Água parada: sabe aquela curvatura do sifão? Ela acaba acumulando água, causando mau cheiro. Mas não é só lá que você encontra esse problema, a própria tubulação também pode ter partes sem desague total;
  • Vazamentos: como todo material da sua casa, a tubulação também vai apresentar desgastes. Consequentemente, podem ocorrer vazamentos que deixarão esse cheiro nada agradável;
  • Restos de alimentos: quando os restos de alimentos caem na tubulação, eles podem se acumular e começar a se decompor. Essa é a principal causa de mau cheiro na cozinha.

Como resolver

Algumas medidas vão te ajudar a manter a tubulação sempre em ordem e eliminar de vez o mau cheiro, porém outras precisam de um esforço maior.

  • Escolha produtos mais naturais, que não deixem tantos resíduos na tubulação;
  • Retire os sifão e faça a limpeza, eliminando os restos de alimentos acumulados;
  • Use cestinhas nos ralos, para não deixar cair nada dentro do encanamento;
  • Aplique vinagre branco diariamente na pia da cozinha e nos ralos em geral, a cada 7 dias;
  • Elimine a gordura acumulada jogando 500 ml de água fervendo misturada com 2 xícaras de vinagre e 10 colheres de bicarbonato de sódio.

Há vezes em que o problema é interno, por causa do desgaste da tubulação, precisando realmente do apoio de um profissional. Casas com caixa de gordura também tendem a apresentar mau cheiro, caso ela esteja precisando ser esvaziada. Então, se essas alternativas não funcionarem, chame um encanador para avaliar o que pode estar acontecendo.

homem reencontra cachorro depois de 200 dias perdido

Assista: homem reencontra cachorro depois de 200 dias perdido

diagnóstico de mioma era gestação

Ela teve o diagnóstico de mioma uterino – na verdade era um lindo bebê