Menu

7 Receitas salgadas e doces com massa podre

Essa massa é ideal para fazer tortas, empadas e pastéis com recheios variados, salgados ou doces

Crédito: Freepik

Publicidade

O nome dela é pâte brisée, como se chama na confeitaria francesa. Mas no Brasil ela é chamada de massa podre. É aquela massa mais compacta e quebradiça, feita à base de manteiga, sal, água e trigo. Existem variações doces, com ovos e açúcar, e você vai usar cada uma delas conforme a receita pedir ou conforme o seu gosto. Veja quantas delícias pode preparar com essa massa.

Veja também: como fazer pudim de travessa sem forno

Receitas para fazer usando a massa podre

Tem empadão, pastel assado, empadinha e vários sabores de tortas doces para servir de sobremesa ou no lanchinho, quando der aquela vontade de um doce reconfortante.

1. Empadão cremoso de camarão com massa podre

O empadão é uma das receitas mais clássicas para usar essa massa. Nessa receita a massa é feita com trigo, manteiga, sal, gemas e água. Para o delicioso e cremoso recheio de camarão vai azeite, camarões limpos, cebola, alho, tomate, manteiga, trigo, creme de leite, sal, pimenta e salsinha. Acompanhe o passo a passo no vídeo, e fique com água na boca:

2. Pastel de forno

Um pastel de forno que derrete na boca, com recheio de carne moída ou de frango, é maravilhoso para comer no café da manhã ou da tarde. Essa massa rende muitos pastéis, então pode adaptar para a quantidade que desejar, seja para comer na hora ou congelar. A massa leva gordura hidrogenada, ovos, sal, trigo e leite. Aprenda a fazer:

Publicidade

3. Empadinhas de frango

Se tem empadão, também tem que ter empadinhas para servir de entrada, petisco, em casa ou nas festas, vai sempre bem. Essas empadinhas levam gordura vegetal, trigo, margarina, gemas e sal, e o recheio é de frango desfiado e bem temperadinho. Veja como se faz:

4. Torta de limão

A primeira receita doce para servir de sobremesa é a torta de limão. Essa versão leva um ingrediente diferente na massa, que é o queijo ralado, mas é opcional. O recheio é bem simples, só com leite condensado, creme de leite e suco de limão. Por cima vai um chantili simples. Veja só:

5. Torta de coco

Com recheio de coco essa massa também fica sensacional. Nessa receita a massa leva trigo, manteiga, ovo, fermento, sal e açúcar. O recheio é feito com leite condensado, leite e amido de milho. Depois de montar a massa e colocar o recheio é só cobrir com bastante coco ralado por cima.

6. Torta de morango com massa podre

Mais uma variação para deixar com água na boca é a torta de morango. A massa é a mesma das outras tortas, mas o creme leva leite condensado, creme de leite, maisena, leite e extrato de baunilha. Depois, tem uma generosa camada com morangos frescos e aquele efeito brilhante feito de gelatina.

Publicidade

7. Tortinhas de chocolate

Nessa receita a massa fica ainda mais simples, perfeita para quem quer comer um docinho aconchegante sem passar trabalho. A massa leva só trigo, açúcar e manteiga. O recheio leva só chocolate e creme de leite. Se tiver esses 5 ingredientes em casa é só começar a preparar e saborear no lanche. Veja como fazer:

Sair da versão mobile