em

Maria da Penha concorre ao Prêmio Nobel da Paz 2017

A farmacêutica bioquímica natural do Ceará se candidata ao prêmio mundial de divulgação da paz que acontece todos os anos em Outubro, na Noruega.

Só apenas em Fevereiro de 2017 é que se saberá a confirmação da candidata fortalezense Maria da Penha Maia Fernandes por parte da entidade norueguesa.

Neste momento, o comitê de premiação está recolhendo propostas de eventuais candidatos do mundo inteiro.

Cada candidatura será devidamente analisada pelo conselho geral até Janeiro de 2017 e a nomeação dos mais prestigiados nomes do maior prêmio mundial da paz decorrerá em Outubro do próximo ano, no país escandinavo.

Nomeação de Maria da Penha para o Prêmio Nobel da Paz

Maria da Penha foi indicada em agosto pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg.

A notícia oficial foi divulgada no dia 7 de agosto, no decurso da sessão solene no Congresso Nacional que celebrou os dez anos da Lei Maria da Penha (11.340/06).

Para o espanto de Maria da Penha, a própria afirmou que ainda não conhecia a proposta do Governo até à comunicação no Congresso. “Foi uma surpresa”, confessou.

Segundo a biofarmacêutica, o triunfo desse prêmio poderá focar as atenções na proteção da mulher uma vez que “cerca de 98% da população brasileira sabe da existência da lei, mas nem todos os municípios têm políticas públicas de assistência. Ainda é muito pouco.”, revela.

Proteção e segurança da mulher

De acordo com a senadora Lúcia Vânia, apenas 28 dos 5.570 municípios brasileiros têm policiamento dedicado exclusivamente para mulheres – através de departamentos policiais próprios para o efeito.

Durante seu discurso, Lúcia Vânia, enfatizou a força de Maria da Penha, uma mulher que levou à Corte Interamericana de Direitos Humanos as duas tentativas de assassinato sofridas pelo seu ex-cônjuge, em 1983.

Maria da Penha foi atingida por um tiro de espingarda durante o sono e ficou paraplégica.

Atualmente, a cearense declara que quem é vítima destas atrocidades acaba combatendo um silêncio tímido próprio de quem foi violentado e de quem é negligenciado por um Estado soberano que menospreza o direito de segurança às mulheres.

Apesar de ser uma eventual hipótese, a biofarmacêutica vê com bons olhos a nomeação, porque prevê um avanço por tudo aquilo que lutou até hoje.

No entanto, Maria da Penha diz que ainda há muito para fazer, sobretudo o desafio da educação, e da cultura de violência conhecida enraizada no país.

As delegacias vocacionadas para a segurança das mulheres ainda não funcionam a tempo inteiro, nem em feriados ou finais de semana, quando os agressores se encontram normalmente mais próximos da vítima, em casa. Os horários de atendimento e de funcionamento carecem de revisão.

Mais informação sobre o Nobel da Paz

Para o Prêmio Nobel da Paz, apenas as pessoas que são membros de assembleias nacionais e governos, reitores e professores, anteriores vencedores do Prêmio Nobel da Paz e membros antigos e vigentes do Comitê Norueguês do Nobel é que podem nomear ou sugerir aqueles que acreditam ser um bom candidato ao prêmio.

O Prêmio Nobel da Paz é sempre atribuído a pessoas ou instituições que mostraram provas da sua competência na resolução de problemas sociais.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Cura natural para cistos ovarianos. Está na hora de saber como se faz!

Tenha os dentes brancos e brilhantes com que sempre sonhou!