Crédito: Imovirtual
em

7 Maravilhas do mundo em Portugal – como seria a Estátua da Liberdade no Porto

Já imaginou uma enorme Estátua da Liberdade, feita de madeira, na segunda cidade mais popular de Portugal?

Publicidade

Já está pensando em como vai ser quando puder fazer as malas e viajar pelo mundo? Planejar é de graça, então, aproveite para imaginar como seria poder escolher apenas um país e, lá, conhecer vários monumentos do mundo.

O site português Imovirtual fez uma lista de 7 maravilhas do mundo que poderiam ganhar versões adaptadas para a cultura do país e decorarem diferentes cidades, encantando seus residentes e visitantes.

Publicidade

Nessa lista, cada um dos monumentos foi pensado e adaptado para corresponder a uma cidade portuguesa. Todos eles seriam construídos com materiais que identificam a cultura lusitana, como os azulejos e as calçadas. Neste artigo você vai conhecer um deles:

Estátua da Liberdade no Porto

“Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta”, essa é a expressão que muitos portugueses usam para se referir à cidade do Porto. Mas o que significa afinal a palavra invicta? Significa nada mais, nada menos que invencível. Esta denominação da cidade tem origem n’ O Cerco do Porto, que aconteceu durante as Guerras Liberais (1832 – 1834). Durante mais de um ano as tropas liberais estiveram cercadas. Foi esta resistência que fez com que os liberais, comandados por D. Pedro, vencessem esta longa batalha. Tornando assim, aos olhos de D. Maria II, sucessora do trono, a cidade invencível.

Publicidade

Sem dúvida que o Porto merecia que se erguesse uma estátua emblemática representativa desta grande e imensa vitória, que mudou o rumo da história de Portugal. Para isso, não há estátua que faça mais sentido do que a Estátua da Liberdade, que passaria a representar a vitória dos liberais, perante os absolutistas.

Esta estátua seria feita de madeira, mas não de uma madeira qualquer. O Vinho do Porto é um símbolo inegável não só desta cidade, como também do país. Portanto, a Estátua da Liberdade portuguesa seria feita da madeira das pipas do Vinho do Porto, com um cinto de metal para estilizar a bela figura da senhora.

Imagina agora o que seria alugar um apartamento no Porto com uma vista magnífica sobre a cidade e ao fundo poder contemplar a Estátua da Liberdade. Ou um apartamento de 2 quartos próximo ao Miradouro de Santa Catarina onde poderia contemplar o rio unindo-se ao mar e a Estátua enfeitando a paisagem (maravilhoso!).

Publicidade

7 Maravilhas do mundo em Portugal – se a Torre Eiffel fosse em Lisboa

Se as 7 maravilhas do mundo fossem em Portugal – o Coliseu de Viana do Castelo