Crédito: Imovirtual
em

Se as 7 maravilhas do mundo fossem em Portugal – o Coliseu de Viana do Castelo

Já pensou poder visitar o famoso Coliseu de Roma em um passeio na cidade portuguesa de Viana do Castelo?

Publicidade

Se você pudesse escolher um país para visitar, qual seria? E se em apenas um deles você pudesse visitar monumentos de vários países, economizando seu tempo e dinheiro?

O site português Imovirtual fez uma lista de 7 maravilhas do mundo que poderiam ganhar versões adaptadas para a cultura de Portugal e decorarem diferentes cidades, encantando seus residentes e visitantes.

Nessa lista, cada um dos monumentos foi pensado e adaptado para corresponder a uma cidade portuguesa. Todos eles seriam construídos com materiais que identificam a cultura lusitana, como os azulejos e as calçadas. Neste artigo você vai conhecer um deles:

Coliseu de Viana do Castelo

O Coliseu é o maior e mais famoso símbolo do Império Romano. Foi criado como um espaço de entretenimento do povo. Era um anfiteatro onde se assistia a espetáculos e onde os gladiadores romanos lutavam.

Publicidade

Em Portugal o povo é mais pacato e as lutas nunca fizeram parte da cultura. No entanto, os vestígios do Império Romano no país são muitos. É na cidade minhota de Viana do Castelo que se encontra a Citânia de Santa Luzia, um dos castros mais importantes para o estudo da Romanização do Alto Minho.

Imagine como seria transportar o famoso Coliseu para esta cidade, exatamente para o Monte de Santa Luzia, onde se encontram as ruínas das antigas povoações romanas?

Seria decorado com uma das mais famosas e belas artes pela qual Portugal, mais concretamente Viana do Castelo, é conhecida: a Filigrana. É uma arte milenar e foi durante o Império Romano que a palavra teve origem. Este Coliseu não iria deixar ninguém indiferente e, nos finais de tarde, o sol refletiria nos finos fios de ouro e toda a cidade emanaria um brilho intenso.

Publicidade

Toda a avenida de Viana do Castelo ganharia uma nova vida e um apartamento no centro da cidade com vista direta para o Monte de Santa Luzia teria uma luz natural intensa e mágica.

7 Maravilhas do mundo em Portugal – como seria a Estátua da Liberdade no Porto

7 Maravilhas do mundo em Portugal – como seria a Red Square se fosse em Braga