Máquina de lavar fazendo barulho
Crédito: Freepik
em

Máquina de lavar fazendo barulho: veja o que pode ser e como resolver

Verifique o barulho logo quando surgir, pois se for um problema sério, precisa resolver antes que a máquina estrague

Publicidade

Qualquer barulho fora do normal na sua máquina de lavar roupa merece atenção, pois tem algo errado acontecendo. Não quer dizer que seja grave, mas é melhor verificar o quanto antes para evitar que piore e se torne um problema maior.

Objetos esquecidos nas roupas

É importante verificar todos os bolsos das roupas antes de colocá-las para lavar. Se esquecer objetos de metal, por exemplo, eles farão barulho dentro da máquina em funcionamento porque vão ficar batendo no tambor.

O problema é que objetos pequenos, como moedas, podem se prender em partes internas da máquina e prejudicar seu funcionamento. Se tiver acontecido, procure pelo objeto e retire-o da máquina, depois que ela estiver vazia e desligada.

Falha no rolamento do tambor

Outro motivo para a máquina de lavar fazer um barulho estranho é a falha no rolamento que faz o tambor girar. Esse barulho é mais intenso na hora da centrifugação.

Publicidade

Quando a máquina estiver vazia e desligada, tente girar o tambor para ver se faz algum barulho. Se sim, terá que trocar o rolamento por um novo, pois deve estar desgastado. Esse conserto deve ser feito por um técnico.

Pés desalinhados

Se a máquina estiver fazendo barulho e chacoalhando demais enquanto trabalha, verifique se os pés estão alinhados. Quando um dos pés está mais frouxo ou apertado que os outros, a máquina vai ficar descompensada e bater no piso, fazendo o barulho.

Com a máquina desligada e vazia, verifique qual é o pé que está com problema e, geralmente, basta rosqueá-lo de volta no lugar, pois afrouxou sozinho.

Publicidade

Roupa demais

A máquina de lavar também pode fazer barulho quando você coloca roupa demais para lavar. Fique de olho dentro da máquina para ver se o tambor gira normalmente quando a roupa começar a bater. Se ele estiver com dificuldade para girar, pode ser que esteja com excesso de roupa ou peças muito grandes e pesadas, além da capacidade.

Nesse caso, a solução é tomar mais cuidado na hora de colocar roupa para lavar, sempre respeitando a capacidade da sua máquina e considerando o peso das roupas molhadas.

Veja também: Qual é o peso das roupas? Guia para saber quantas peças botar na máquina

Publicidade
manchas no rosto

6 Tipos de manchas na pele: como tratar e o que NÃO fazer

Como tirar mancha de tinta de cabelo das superfícies

Como tirar mancha de tinta de cabelo das superfícies: 8 alternativas